Parque Cândido Canela ganha mudas de pequizeiros

Foto: Pedro Neto/Divulgação.

Na tarde de quarta-feira (23), foram plantadas 10 mudas de pequizeiros no interior do Parque Cândido Canela, no bairro Canelas, em Montes Claros. As mudas foram produzidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o plantio faz parte de compensação ambiental da Construtora “Você”, sendo que as mudas serão cuidadas por três anos pela Ágape Consultoria Ambiental.

O pequizeiro é protegido por lei municipal de número 355/1957, criada pelo saudoso ambientalista, poeta, compositor e então vereador Cândido Canela, que deu nome ao Parque. Na década de 1990, o pequizeiro foi protegido pela lei estadual de número 10.883/1992, corroborada pelas leis 13.965/2001 e 20.308/2012, e ainda pelo decreto 47.278/2017.

Foto: Pedro Neto/Divulgação.

O engenheiro ambiental David de Souza e José Walterniz Rodrigues, da Ágape Consultoria, explicam que cinco mudas são oriundas da cidade de Bocaiuva, sendo as outras do município de Campo Azul. O plantio foi acompanhado pela gerente de Educação Ambiental, Juliane Costa, e pela servidora da Secretaria de Meio Ambiente  e Desenvolvimento Sustentável, Ana Cristina. A estudante de Medicina e moradora do Canelas, Laís, juntamente com seu filho, Tiago, de 2 anos, participaram do plantio.

“O pequizeiro produz um fruto brasileiro, típico do cerrado, que alimenta muitas famílias, servindo como fonte de geração de empregos e renda, durante as safras. O plantio representa uma homenagem ao fruto e, principalmente, ao saudoso Cândido Canela, que foi pioneiro na defesa da árvore, tão importante para o povo brasileiro”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno.

Foto: Pedro Neto/Divulgação.