Tema do projeto ‘Montes Claros na Trilha da Leitura’ faz referência a história da Branca de Neve

Foto: Secretaria de Educação/Divulgação.
Foto: Secretaria de Educação/Divulgação.

“Espelho, espelho meu: uma leitura literária de si mesmo” é o tema de trabalho do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura para o primeiro semestre de 2022. Lançado durante uma Live realizada no dia 7 de março, o novo tema, que contemplará todos os segmentos, tem como objetivo desenvolver ações que proporcionem aos alunos experiências de leitura literária em casa e na escola, com vistas a oportunizar reflexões sobre sua identidade, individualidade, autocuidado e autoconhecimento, favorecendo a valorização das diferenças a partir de vivências éticas e estéticas, contribuindo para a prática do letramento literário e da formação do leitor.

Além da apresentação do tema, a Live também contou com uma palestra ministrada pelo psicólogo e servidor da Secretaria Municipal de Educação, Rubens Lopes, e vídeos de incentivo ao trabalho.

“Esse tema nos permite, neste primeiro semestre (no ano em que o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros retorna com as aulas presenciais depois de mais de dois anos de ensino remoto e híbrido), pensar e atuar nesse cenário de readaptação de alunos, educadores, enfim, de todas as famílias que compõem a comunidade escolar, onde diversos fatores dificultadores ainda persistem, como consequência da pandemia. Como exemplo, podemos citar a perda de entes queridos nas famílias, as dificuldades econômicas, a necessidade de reorganização do estudo nas escolas e em casa para suprir as lacunas na aprendizagem, dentre outros, o que pode ocasionar conflitos identificatórios e necessidade de revisão de paradigmas”, destaca a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

 O trabalho

Foto: Secretaria de Educação/Divulgação.

Com o convite a um “passeio pelo bosque dos espelhos literários”, o tema será desenvolvido através da apresentação de um teatro feita pela equipe do projeto e da oferta de material videográfico, para que as instituições de ensino continuem a compartilhar virtualmente com os alunos e suas famílias. Além disso, contará com o novo acervo das bibliotecas, disponibilizado às escolas pelo projeto Biblioteca Viva (trabalho lançado dentro da Jornada Pedagógica, com o objetivo de revitalizar as bibliotecas), juntamente com as listas de livros.

“Sabemos que a célebre frase da rainha malvada do conto da Branca de Neve dos Irmãos Grimm ecoa na mente de muitos adultos que ouviram, quando crianças, a história da obra Contos de Grimm, publicada no início do século XIX e que nos possibilita excelentes reflexões sobre identidade, individualidade, autocuidado e autoconhecimento, além de favorecer a valorização das diferenças. Então, o convite a todos está feito: Vamos passear pelo bosque dos espelhos literários com o Trilha da Leitura?”, comenta Éllen.