Com o alcance de 1 milhão 171 mil 909 pessoas (72,55% da população) que já tomaram duas doses de vacinas contra a covid-19 (AstraZeneca, Coronavac, Pfizer/BioNtech ou a dose única da Janssen), a macrorregião de saúde do Norte de Minas apresenta alta redução na taxa de letalidade da doença. No ano passado, a taxa atingiu o pico de 2,03% com a notificação de 1 mil 926 óbitos e, neste ano, caiu para 0,17% com o registro de 100 mortes causadas pela doença.
“Nesse contexto é importante destacar que enquanto a vacinação da população avança, há a redução das internações tanto em leitos clínicos como nas Unidades de Terapia Intensiva – (UTIs), além de gradativa queda de óbitos”, avalia a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), Agna Soares da Silva Menezes.
Boletim Epidemiológico elaborado neste mês pela SRS revela que entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, 71,39% das pessoas que foram internadas com diagnóstico para covid não haviam sido imunizadas contra a doença. Por outro lado, de 100 óbitos registrados neste ano por causa da covid, 63,79% tiveram como vítimas pessoas não vacinadas contra a doença.
“Os dados reforçam que a vacinação contra a covid é de fundamental importância para que ocorra a redução dos casos graves da doença e, consequentemente, dos óbitos. Mesmo com o aumento dos casos de covid notificados em fevereiro deste ano, em virtude da circulação da variante Ômicron, o número de óbitos não acompanhou a elevação da incidência da doença”, ressalta Agna Menezes.
Outro dado importante que reflete o resultado do avanço da vacinação contra a covid-19 no Norte de Minas é o fato de que, até o dia 9 de março, de 100 pacientes internados em UTIs, 11 estavam diagnosticados com covid. Isso representa 5,24% de taxa de ocupação de leitos. Por outro lado, de 1 mil 030 pacientes internados em leitos clínicos nos hospitais da região, 31 estavam com diagnóstico de covid.
Cobertura vacinal
Nesta terça-feira (15), os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas contabilizaram a aplicação da primeira dose de vacinas contra a covid em 1 milhão 284 mil 730 pessoas. Isso representa 79,53% da população com idade acima de 12 anos.
Já a aplicação da dose de reforço (terceira) alcançou 430 mil 591 pessoas (33,01% da população).
Por outro lado, a aplicação da primeira dose de vacinas em crianças com idade entre 5 e 11 anos chegou a 46,60% do público alvo. Ao todo, 79 mil 383 crianças já iniciaram o esquema vacinal contra o novo coronavírus. Outras 3 mil 331 crianças já tomaram a segunda dose de vacina Coronavac ou da Pfizer/BioNtech, o que representa 1,96% desse público residente no Norte de Minas.