Após afastamento por acusações de assédio, Wilson Guimarães, tem processo arquivado e volta ao cargo de diretor da MCTrans

Foto: Internet

Depois de pouco mais de um ano afastado, Wilson Guimarães, volta a exercer a função de Diretor da Empresa Municipal de Transporte e Trânsito de Montes Claros, a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta manhã (11). Brizolinha, como é popularmente conhecido, pediu afastamento do cargo em três de fevereiro de 2021, após diversas denúncias de assédio moral e importunação sexual terem sidas expostas contra ele.

Na época, as acusações foram feitas por servidores e ex-funcionários da MCTrans, para o Centro de Referência em Direitos Humanos, que divulgou as informações em nota enviada à imprensa. Segundo o CRDH Norte, os crimes estariam acontecendo dentro do ambiente de trabalho.

“As denúncias são de pessoas que preferiram manter o anonimato para se resguardarem, mas que apresentaram provas, tais como áudios e prints de conversas por aplicativo. Todo o material apresentado pelos denunciantes já foi protocolado nos órgãos públicos competentes para a devida apuração”, diz o CRDH.

Segundo as denúncias, seria uma prática cotidiana do presidente, assediar e importunar sexualmente as servidoras. Os atos se estendiam às mulheres contratadas para os cargos de assessoras ou secretárias. Além de outras reclamações sobre possíveis regalias praticadas por Wilson, como viagens à praia durante o horário de trabalho e uso de viaturas para fins particulares.

Diante do cenário, o próprio Wilson pediu o afastamento do cargo até que fosse finalizado o processo administrativo de averiguação.

Na última segunda-feira (7), o possível retorno do mesmo às atividades veio à tona, após o Diário Oficial do município informar o arquivamento do processo, o motivo justificado no documento foi à falta de provas contra Brizolinha.

Uma fonte que preferiu não se identificar contou que, depois de saberem da decisão, o sentimento das mulheres assediadas é de desespero, visto que Brizolinha conhece cada denunciante. Todas temem vingança por parte do acusado.

A equipe de jornalismo tentou contato com Brizolinha, mas até a publicação desta matéria não recebemos um retorno. A Prefeitura Municipal de Montes Claros também foi acionada para posicionamento, entretanto, ninguém se pronunciou sobre o caso.

Ressaltamos que o Webterra se encontra a disposição para quaisquer esclarecimentos.