Diante de números alarmantes de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade (que chegou a ser 14 vezes maior do que o considerável aceitável pelo Ministério da Saúde), a Prefeitura de Montes Claros realizou, no início desse ano, diversas ações de mobilização, chamadas de “Dia D”, com o objetivo de recolher, nos bairros mais críticos, uma grande quantidade de material inservível que poderia servir de criadouro para o mosquito da dengue.
No total, foram atendidos 64 bairros, recolhidos 152 caminhões lotados de material (só de pneus, foram 2.775), e atingidas 121 mil residências. Estima-se que a população beneficiada tenha chegado a 175 mil pessoas
A maioria (97,3%) dos focos do mosquito estão dentro das casas. “Assim, a população precisa continuar fazendo a sua parte, providenciando a limpeza periódica e o vedamento dos tambores e tanques; limpando semanalmente os ralos e usando tela de malha fina nos mesmos; destinando o lixo para a coleta pública; escoando a água dos pratos de planta; limpando e drenando calhas, lajes e piscinas”, orienta a prefeitura.