Quem foi ao ginásio poliesportivo Tancredo Neves, na noite dessa quinta-feira (24), pôde acompanhar um duelo acirrado entre Montes Claros América e São José-SP e do jeito que os fãs de vôlei gostam. No confronto direto por uma das vagas do playoff da Superliga, mineiros e paulistas só decidiram a partida no tie-break. O confronto direto, no entanto, terminou em 3 sets a 2 para os visitantes (parciais de 21/25, 25/20, 25/19, 22/25 e 13/15).
Pela primeira vez nas arquibancadas do Caldeirão, estiveram o representante comercial, Marcus Vinícius, de 43 anos, e a filha dele Maria Luiza, de 14. Eles vieram do município de João Pinheiro-MG, cidade a cerca de 400 km de Montes Claros. De passagem na cidade para visitar familiares, aproveitaram para ver a equipe mocamericana de perto.
“Acompanho o time de Montes Claros desde 2009, lá atrás. Hoje, estou tendo a oportunidade de assistir a um jogo ao vivo pela primeira vez. Estou visitando uns parentes aqui. Vim trazer a minha filha que adora vôlei e sempre acompanhamos pela TV. Tive a grata oportunidade de assistir. Pena que o time não ganhou, mas valeu o jogo”, disse Marcus.
Com a campanha de acesso gratuito ao Caldeirão, alunos das escolas públicas também marcaram presença. A Luma Natalia, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Plínio Ribeiro, ficou feliz pela oportunidade de poder ir ao ginásio e espera voltar em breve. “Achei muito interessante vir aqui. Nunca tinha ido a um jogo de vôlei. Estou gostando muito, pretendo vir outras vezes e acho muito importante para o aprendizado”, falou.
A partida – O jogo começou com o time visitante à frente na primeira parte da parcial, chegando a abrir três pontos de vantagem. O Coelho esboçou reação para não perder o adversário de vista. A equipe paulista, no entanto, abriu vantagem de 15 a 9, obrigando o técnico Henrique Furtado a pedir tempo. Na volta, a equipe mocamericana conseguiu tirar diferença, mas acabou superado por 25 a 21.
Na segunda parcial, houve equilíbrio nos minutos iniciais. Com garra e empurrado pela torcida, o MOC América conseguiu tomar a frente do placar, construir boas jogadas e dificultar as investidas do adversário. Com melhor volume de jogo, os montes-clarenses fecharam em 25 a 20.
A partir da terceira parcial, o jogo ficou mais intenso tendo em vista o ritmo das equipes. Na busca da vitória no set, o Coelho teve a pressão da arquibancada a seu favor para se impor e acertar bons ataques para vencer por 25 a 19.
O terceiro set começou em alta para o time americano, que chegou a abrir distância no marcador. Porém, os joseenses reagiram e viraram. Em seguida, a etapa ficou equilibrada, mas o visitante tomou a dianteira e encerrou o set em 25 a 22, levando a partida para o tie-break. Na quinta e decisiva parcial, a equipe americana não segurou o time paulista e acabou superado por 15 a 13.
Na próxima rodada, neste sábado (26), o MOC América terá mais um importante compromisso na Surpeliga. O elenco viaja até Campinas-SP para enfrentar o Vôlei Renata, às 14h. No Tancredo Neves, o time volta a jogar contra o Goiás-GO, no dia 12 de março.