
As tatuagens, antes tidas como sinal de rebeldia ou marginalidade, hoje ganham adeptos em todos os segmentos da sociedade, inclusive nas forças armadas como policiais militares, civis, bombeiros, exército, entre outras profissões e movimentam a economia.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e fazem parte da DataSebrae, a partir da Secretaria Especial da Receita Federal (22/08/21), no Brasil, há 22.568 estúdios de tatuagem e colocação de piercing, sendo 21.093 estabelecimentos sob o formato de microempreendedor individual (MEI), 1.384 no modelo microempresa (ME) e 91 empresas de pequeno porte (EPP).
Fred Caliare é um desses exemplos de empresários do ramo da tatuagem que buscou realizar o seu sonho, mesmo quando tudo parecia difícil. Ele conta que foi no estúdio de um amigo, na capital mineira, que descobriu a paixão pelas tatuagens.

“Eu tinha uma empresa em Belo Horizonte e cursava mecatrônica. Mas, foi ao visitar o estúdio de um amigo que me apaixonei pelas tatuagens. Eu me descobrir tatuador naquele e sabia que essa era a minha paixão. Investi aproximadamente 30 mil reais em cursos para me aperfeiçoar com os melhores, larguei o curso para me dedicar ao que chamo de realização pessoal e profissional”, destaca Caliare.
Há oito anos em Montes Claros, Caliare conta que não se arrependeu e que foi a escolha mais acertada que fez em sua vida. Ele já teve estúdio na área central, e há pouco tempo mudou a sede para o bairro Morada do Sol, na região Sul da cidade, e conta que é preciso sempre se reinventar, sem ter medo se quiser continuar no mercado, sempre proporcionando o melhor para os clientes.
“O nosso estúdio conta com uma equipe multiprofissional com oito tatuadores, sendo duas mulheres e uma body piercing feminino, além de salão para corte de cabelo. Todos os tatuadores dominam o uso de sombra, proporção, harmonia, colorimetria”, detalha.
