INMET prevê chuvas intensas em Montes Claros e Defesa Civil informa áreas de risco do município

Foto: INMET/Reprodução.

Em Montes Claros, uma chuva, com direito a trovões, começou a cair no início da tarde desta sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão na cidade é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até o final do dia.

No sábado (19), céu nublado com pancadas de chuva. O INMET também publicou um aviso de chuvas intensas, de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A previsão é válida até às 10h deste sábado.

Foto: INMET/Reprodução.

Vale lembrar que os Bombeiros atenderam vários chamados relacionados a temporal que caiu na cidade, no último dia 4. Em um deles, um homem teve seu automóvel  atingido pela água acumulada na via ao passar sob um viaduto na região central. Ele se abrigou sobre o veículo, conseguindo deixar a situação de risco pouco antes da chegada dos militares.

Em outro, houve relato de alagamento em residências no bairro Santa Rita II, porém grande parte do volume de água já havia sido escoada naturalmente, cabendo aos bombeiros ações mitigadoras e de orientação. Houve ainda queda de árvores sobre imóvel, veículo e rodovia, nos bairros Santa Lúcia, Jardim Alvorada e MGC-135, respectivamente.

Ao Webterra, a Defesa Civil comunicou que as áreas de risco da cidade estão nos bairros Independência, Santa Rita, Raul Lourenço e Vila São Francisco de Assis, e que elas já foram vistoriadas.

“A população é orientada, em períodos de chuvas intensas, a irem para casa de parentes. Elas são aconselhadas, também, a não deixarem  lixo e material de construção em calçada, o que pode vir a obstruir as bocas de lobo, dificultando a drenagem. A infraestrutura está fazendo um estudo de melhora na rede de drenagem para minimizar os pontos de alagamentos”, informa o órgão.

Eles ainda ressaltaram que “as famílias que são prejudicadas nesse período chuvoso entram em relatórios que são encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Social”, e que “a Defesa Civil trabalha em parceria com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e com o apoio do Prefeito Humberto Souto”.

Caso a população montes-clarense necessite dos serviços de combate a incêndios, queimadas, tremores de terra, desmoronamentos, avaliação de imóveis nas áreas de risco, dentre outros serviços, o telefone da Defesa Civil é (38) 32293510, ramal 109. Em casos de emergência, ligue 199.

Sudeste

Salinas em dezembro de 2021. Foto: Redes sociais.

As chuvas que atingem a região Sudeste do país, desde o ano passado, vêm causando vários impactos, infelizmente, negativos. Ainda em dezembro, diversas cidades do Norte de Minas, como Salinas e Porteirinha, foram inundadas pelas águas dos rios que as cortam, deixando pessoas desalojadas e desabrigadas.

Na terça-feira, 15 de fevereiro, Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi fortemente atingida por um temporal e, pelos registros das equipes da Defesa Civil Municipal, houve 553 ocorrências, entre elas 436 foram por deslizamentos, 29 por alagamentos e 88 por avaliações de riscos. O número de mortos já chegou a 123.

Em São Paulo, a chuva que atingiu a capital, na tarde dessa quinta (17), deixou diversas regiões em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura.

E, nesta sexta (18), três pessoas da mesma família morreram soterradas depois que a residência deles foi atingida por um deslizamento de terra, em Caratinga, no Vale do Rio Doce, no interior de Minas Gerais.