Fundada em 12 de fevereiro de 1933, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) logo percebeu que a defesa da indústria de Minas só poderia ocorrer em concomitância ao desenvolvimento do bem-estar da população mineira. Assim, a entidade vem desenvolvendo papel de destaque no crescimento do Estado e do país, apoiando e promovendo o avanço industrial, com geração de riquezas, oportunidades, emprego e renda.
Em quase nove décadas, são inúmeras as transformações promovidas pela entidade na indústria mineira. São ações que resultaram na criação de empresas e órgãos, como a Mannesmann, a Usiminas, a Refinaria Gabriel Passos e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Na década de 70, a Federação esteve presente de forma decisiva em programas e projetos que resultaram no boom de industrialização do Estado, incluindo a implantação da Fiat Automóveis.
Nos últimos anos, a atuação da FIEMG se ampliou. Se em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, a FIEMG dialogou constante e proativamente com os governos federal e estadual – sugerindo ações nas áreas trabalhista, tributária, ambiental, de acesso ao crédito e de energia, o que permitiu a preservação de mais de 300 mil empregos – nos últimos 12 meses a importância da entidade como player nacional ganhou ainda mais relevância, na defesa dos interesses da indústria, em sintonia com a sociedade, e no estímulo aos valores da livre iniciativa e do empreendedorismo.
Em um dos principais momentos, a FIEMG liderou a maior missão empresarial à Expo Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro de 2021. Empresários de 14 setores produtivos, parlamentares, patrocinadores e governo, somando 235 pessoas, fizeram parte de uma comitiva da entidade em busca de atração de investimentos, inovação tecnológica, projetos sustentáveis e atualização de temas para maior competitividade dos negócios.
Humanitária
Somente uma sociedade com educação, saúde e oportunidades é capaz de fazer a indústria funcionar. Por isso, além de qualificar os empresários, atuar para a modernização dos negócios, apoiar a regularização de empreendimentos, promover encontros internacionais, fomentar a pesquisa tecnológica, defender a sustentabilidade, a FIEMG não se exime das responsabilidades sociais.
Dessa forma, além dos inúmeros investimentos realizados na pandemia de Covid-19, a entidade tem apoiado os municípios mais atingidos no atual período chuvoso, iniciado em outubro do ano passado. Faltava pouco para 2021 terminar e as chuvas causavam destruição e sofrimento a moradores do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas. Nos bastidores, a FIEMG agia para dar uma pronta-resposta aos mineiros atingidos. Dias depois, em tempo recorde, a entidade anunciava a aquisição de enorme quantidade de donativos para envio imediato às cidades afetadas. Ao todo, a Federação adquiriu (com recursos próprios e de indústrias associadas) 20 mil cestas básicas, 5 mil kits de higiene pessoal, além de 5 mil colchões e 3 mil fogões. Além disso, a Federação mobilizou a base industrial e arrecadou mais de 25 mil litros de leite.
Todos os insumos foram distribuídos, conforme definição e acompanhamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, para cidades do Norte, Jequitinhonha, Alto Paranaíba, Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana de BH, Centro-Oeste e Zona da Mata, totalizando 415 municípios atendidos. A entidade, porém, foi além dos insumos (tão importantes e urgentes) e criou um grupo de profissionais próprios para auxiliar os municípios atingidos pelos temporais na solicitação de recursos federais para reconstrução e reparação das localidades.
Governador Romeu Zema visitou as obras de construção da Eurofarma, atendendo convite da FIEMG
Construção fica no Distrito Industrial de Montes Claros e é a maior obra privada da América Latina
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que esteve cumprindo agenda em Montes Claros no dia 11 de fevereiro, atendeu convite da FIEMG, por meio da Regional Norte, e esteve visitando as obras de construção do Laboratório Farmacêutico Eurofarma no Distrito Industrial II.
Acompanhado pelo presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques, do deputado estadual, Gil Pereira, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Leonardo Lima de Vasconcelos, e do procurador-geral do município de Montes Claros, Otávio Rocha, além de outros, o governador foi recebido pelo presidente da Eurofarma, Maurizio Billi, e outros diretores, que apresentaram o projeto final da unidade que vai custar R$1,3 bilhão de reais, depois de pronta, e é considerada a maior obra privada da América Latina, com geração de 2 mil empregos diretos/indiretos. A entrada em operação está prevista para ainda este ano.
O presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques, considerou importante a visita do governador às obras da Eurofarma, “pois foi por meio do anúncio da instalação desse Laboratório em Montes Claros, que acabou por atrair outros grandes do setor, que o governo de Minas Gerais criou o Polo Farmacêutico de Montes Claros, após detalhado estudo da viabilidade feito pela FIEMG”, acrescenta Marques.
O Polo Farmacêutico foi lançado em 2019 oportunizando às empresas do setor que se instalarem em Montes Claros, a partir dai, receberem isenções e outros benefícios facilitadores à sua operação.
Workshop vai discutir sobre as Obrigações Legais Ambientais de 2022
Evento será on-line dias 22 e 23 de fevereiro – Inscrições Abertas
Para estar em dia com as obrigações legais ambientais – que são atualizadas todos os anos -, a empresa precisa realizar exigências previstas nas normas de natureza ambiental. Para isso, a FIEMG criou um workshop on-line para tirar dúvidas sobre os principais prazos para cadastro, registro e pagamento de taxas.
Aberto às empresas que queiram se atualizar e evitar multas, o workshop acontecerá dias 22 e 23 de fevereiro de 2022.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/obrigacoes-legais-ambientais-2022__1466602