De olho no JEMG

Os rumores da volta dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em 2022 são fortes. Depois de um longo hiato, claro devido à pandemia, está quase tudo encaminhado para serem realizados. A competição é tradição aqui na nossa terra e está prestes a retornar com grande expectativa. Porém, a Subsecretaria de Esportes da Sedese, através da Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional, deu prazo até esta segunda-feira (14) para envio dos Projetos de Sediamento das cidades interessadas em acolher os duelos.

Contudo, para participar deste evento é preciso seguir alguns requisitos e ficar de olho nas exigências mínimas necessárias para receberem os estudantes-atletas, de 12 a 17 anos, dos mais de 850 municípios mineiros que jogarão as cinco modalidades: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

Vale lembrar que ainda seguimos restrições para proteção contra a Covid-19. Por isso, em todos os ginásios, os responsáveis deverão instalar dispensadores com álcool em gel. Os presentes no local terão que usar a máscara facial, cobrindo boca e nariz, durante toda a realização do evento; salvo em situações de hidratação alimentação.

A recomendação para estudantes-atletas, técnicos, demais participantes e torcedores deverão apresentar o Certificado Nacional de Vacinação ou teste negativo de Covid-19, que tenha sido emitido em até 72 horas antes dos jogos, ou laudo médico atestando infecção pela doença curada no máximo há três meses.

A competição já reuniu centenas de alunos e mais de 54 escolas, que representaram 24 municípios da nossa região. E nas arquibancadas dos ginásios, o que mais se via era uma torcida fervorosa. Estou mentindo?

Na fase microrregional, por exemplo, tivemos estudantes representantes das cidades de Bocaiuva, Botumirim, Brasília de Minas, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Grão Mogol, Guaraciama, Japonvar, Juramento, Lontra, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Olhos D´Água, Patis, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí e São João do Paraíso.

Mas, desta vez, diante do risco de contaminação do coronavírus, acesso ao ginásio será restrito a pessoas credenciadas e identificadas com antecedência. A presença de público será avaliada e mediante o protocolo sanitário em vigor no Estado de Minas Gerais cidade-sedes dos jogos.

Se voltarmos alguns anos, antes dessa pandemia que afastou tudo de todos, observamos o quanto os nossos meninos, frutos aqui do Norte de Minas, têm potencial. Montes Claros tem grande destaque nas modalidades de basquete masculino feminino (módulos 1 e 2), Handebol masculino e feminino (módulos 1 e 2) e Futsal feminino (módulo 2). Neste, tem as meninas do Carlão Futsal, que por duas vezes estiveram no TOP3 Melhor do Estado no JEMG e campeãs no micro.

O que espero é que através do Jemg os jovens da nossa região possam mostrar o que sabem fazer de melhor no esporte. Então, fique de olho, moçada!

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.