A Rua Santa Maria, uma das principais do bairro Todos os Santos, em Montes Claros, coleciona buracos em várias partes da via. O local, que é palco de alagamentos quando chove, também enfrenta esse outro problema, o que dificulta muito a vida de motoristas e pedestres.
Murilo Sobral trabalha em um estabelecimento especializado em lavagem de carros que fica na rua. Ele relata os percalços que enfrenta quando trafega por ela. “Com os buracos você tem que reduzir a velocidade do carro, então isso prejudica a fluidez do trânsito. A Santa Maria é uma via arterial que recebe fluxo de outras ruas menores, sendo a principal de acesso para vários bairros em Montes Claros, então esse problema prejudica muito, até pela quantidade de veículos”, opina.
Para Cleiton Henrique, que por lá reside, andar a pé pela via também se tornou um problema. “Os carros, para se desviarem dos buracos, acabam não respeitando a passagem dos pedestres, então existe até risco de acidente. Uma simples ida ao supermercado é difícil”, lamenta.
Coincidência ou não, foi justamente em uma das partes da rua onde o asfalto está mais prejudicado (foto a seguir) que um acidente envolvendo uma moto e um carro vitimou um jovem, de 19 anos, no dia 25 de janeiro. Saiba mais.
Recapeamento
A Prefeitura de Montes Claros informou, em julho de 2021, que iria começar uma nova etapa de recapeamento de ruas e avenidas. O município realizou, no dia 16 do mesmo mês, uma primeira sessão do Processo Licitatório na modalidade Concorrência Pública, para definir a empresa vencedora que iria executar os serviços de recapeamento asfáltico das ruas Irmã Beata (área central), Irmão Jaime e Damião e avenida Carlos Ferrantes (ambas no bairro Edgar Pereira).
No dia 21 do mesmo mês, ela anunciou um novo processo licitatório, onde a empresa vencedora iria fazer as obras nas ruas Aymorés, Urbino Viana, Jordelina Ezequiel, Domiciano Pimenta, Lírio Brant (bairro Melo), Santa Luzia (bairro Todos os Santos), Coração de Jesus, Juca Prates, Coronel Spyer, Praça Honorato Alves (área Central) e avenidas Crisantino Borém, Antônio Canela (bairro Canelas), Bio Lopes e Três Poderes (bairro Renascença).
E a prefeitura, de fato, está realizando o recapeamento da rua Coração de Jesus. Os serviços começaram na terça (1), com a fresagem (retirada do asfalto antigo) da via, e tiveram continuidade na última quinta (3), com a aplicação da nova capa asfáltica. Nessa semana, as obras ocorreram na avenida Coronel Luiz Maia (entre os bairros Santa Lúcia e Jardim Palmeiras).
Os serviços de fresagem (retirada do asfalto antigo) começaram no bairro Camilo Prates e vão até o cruzamento com a avenida Deputado Plínio Ribeiro (Trevo da Real). O asfalto novo vai ser aplicado em um trecho de pouco mais de um quilômetro. As equipes estão realizando os serviços de fresagem nas ruas Juca Chaves e Urbino Viana, ambas também na área central.
O que (não) diz a Prefeitura sobre a Santa Maria
Nessa terça (8), o Webterra entrou em contato com a Prefeitura questionando se a rua Santa Maria não iria entrar nesse projeto de recapeamento de ruas e avenidas consideradas como grandes corredores de trânsito da cidade. Não tivemos resposta.
Diferente da rua Santa Luzia, que está na lista, a Santa Maria, que também possui problemas em sua estrutura, não aparece em nenhuma das relações que foram repassadas a imprensa.
Também não tivemos retorno quanto ao que será feito em relação aos problemas causados pelos buracos presentes na via, sendo que a própria prefeitura informou que o objetivo da recuperação de ruas “é proporcionar melhor mobilidade para motoristas e motociclistas, além de oferecer mais segurança para os pedestres”.
Não é o que ocorre na Santa Maria.