Moradores do Portal do Ipês relatam dificuldades causadas por falta de sinal de telefonia no bairro

No dia 22 de outubro de 2021, Montes Claros viveu um dos seus piores dias, onde um temporal deixou árvores caídas nas vias, imóveis destelhados e ruas alagadas. Relembre. Foi nesta ocasião que uma torre de telefonia celular de 40 metros caiu no Acácias, deixando moradores assustados e o bairro incomunicável.

Foto: Redes Sociais / Divulgação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar do susto, ninguém se feriu. A queda da torre apenas danificou o muro de uma casa. Passado meses, o fato continua prejudicando moradores de um residencial próximo, o Portal dos Ipês.

Isso porque o bairro, que é recente, é um dos que dependem do sinal de telefonia da torre do Acácias, assim como outros vizinhos. Carlos Henrique, mesmo não sendo residente, é líder comunitário do Portal. Ele entrou em contato com o Webterra e relatou que a nova torre que foi instalada não vem atendendo as demandas do local.

“As pessoas estão sem comunicação. Há casos de moradores que perderam oportunidades de emprego. O sinal pega, com muita precariedade, somente no início do bairro, próximo da rodovia. Porém, na parte mais baixa, não”, denuncia.

Carlos, inclusive, informa que já entrou em contato com algumas empresas buscando resolver o problema, mas, até o momento, muitos protocolos e nenhuma solução. “Já liguei na Vivo, na Tim, e em outras operadoras, para saber se elas vão realmente consertar, se vão por uma antena mais alta, pois há várias famílias sem comunicação”, ressalta.

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução.

A técnica de Enfermagem, Daniele Cristina Rocha, é moradora do residencial e conta que as dificuldades vão além dessa. “Em questão de comércio, quem trabalha com maquininha, não consegue sinal. Eu mesma fui fazer compras e a máquina não conseguia efetivar o pagamento. Eu tive que retornar em casa, deixar as compras e voltar com dinheiro vivo para poder pagar”, narra.

“Se precisar de uma emergência, se uma pessoa passar mal, se precisar de assistência médica, eu não consigo ligar. Se precisar chamar a polícia, caso tenha alguma ocorrência, como roubo, por exemplo, eu não consigo ligar no 190. Então, como que a gente faz? Estamos muito isolados aqui. Eles não estando suporte para atender o nosso bairro”. E a profissional de saúde completa. “A gente tem que ir até a beira da BR para buscar sinal e, mesmo assim, é muito difícil. Nem sempre quem mora aqui consegue”, lamenta.

O que diz as operadoras

O Portal Webterra entrou em contato com quatro das principais operadoras de telefonia do Brasil: Vivo, Tim, Claro e Oi. Questionamos se haverá alguma solução para a falta de sinal que vem prejudicando os moradores no Portal do Ipês.

Pedimos uma resposta até 17h30 desta segunda-feira (7). Segue o posicionamento – ou a falta dele – de cada uma.

Vivo

“Pedimos desculpas por eventuais transtornos, mesmo que causados involuntariamente. Temos feito grandes investimentos na expansão e otimização de nossos canais de atendimento, mas temos a ciência de que ainda há muito a ser feito. Em atenção ao seu e-mail informo que, a Vivo busca expandir seu sinal para conectar mais pessoas, com ampla conexão e qualidade. Pórem não temos prazos para tal ação. Não temos conhecimento sobre medidas de outras operadoras. Qualquer dúvida, estamos a disposição.“.

Tim

“A TIM informa que possui cobertura no bairro Portal dos Ipês, em Montes Claros, e não há registro de falha no serviço da região. A TIM tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas em seus canais de relacionamento”.

A Claro e Oi ainda não se manifestaram. Matéria sujeita a atualização.