Bebê de 23 dias engasga e é salva pelo Samu após família pedir ajuda

Uma criança, de apenas 23 dias, se engasgou com o próprio vômito na tarde dessa sexta-feira (04), na comunidade de Boa Sorte, em São João do Paraíso. Segundo o SAMU, a bebê dormia na cama, após ter sido amamentada, quando a mãe percebeu que a mesma havia vomitado e estava desacordada. Ainda de acordo com […]

Uma criança, de apenas 23 dias, se engasgou com o próprio vômito na tarde dessa sexta-feira (04), na comunidade de Boa Sorte, em São João do Paraíso.

Segundo o SAMU, a bebê dormia na cama, após ter sido amamentada, quando a mãe percebeu que a mesma havia vomitado e estava desacordada.

Ainda de acordo com os socorristas do SAMU, a família solicitou o socorro e, enquanto uma equipe de profissionais se deslocava para a ocorrência, o médico regulador orientava por telefone a solicitante a prestar os primeiros socorros à criança.


Apesar da forte chuva que caía e da dificuldade em percorrer a estrada de terra, devido à lama, os profissionais chegaram rapidamente ao local e assumiram a pequena paciente que já estava em parada cardiorrespiratória. Imediatamente, foram realizadas as manobras de Heimlich, que são técnicas utilizadas para a desobstrução de vias aéreas, e a criança expeliu um pouco de secreção, mas continuava ainda sem reação.

A equipe iniciou o transporte da menina para o hospital e prosseguiu com os procedimentos dentro da ambulância, já que a criança respirava com dificuldade.

Foi realizada a aspiração das vias aéreas, o que estimulou a criança a tossir e voltou um pouco mais de secreção, foi quando o bebê abriu os olhos e começou reagir.

“Foi uma correria, viu! Mas graças a Deus deu tudo certo! Quando a gente chegou ao local, ela não estava com saturação, sem sinais vitais e, quando chegamos no hospital, depois das manobras, aspirando, colocando o oxigênio na criança, fazendo as compressões pra ela retornar, ela já estava saturando 99%. Um pouco chorosa, mas ativa!”, contou o técnico em enfermagem Gilson Silva que ficou feliz e emocionado com o êxito obtido na ocorrência.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.