Educação prepara volta às aulas para oito educandários em Mirabela

Cemei Chapeuzinho Vermelho é uma das instituições que vai receber os alunos

 

A volta às aulas já se aproxima, e a Gerência de Educação de Mirabela já se prepara esse retorno  presencial na rede municipal para o dia 7 de fevereiro. 250 profissionais vão receber cerca de 1.200 alunos do ensino infantil ao fundamental II na sede do Municipio, nos Distrito de São Bento e Muquém e na comunidade de Riacho das Pedras. Neste ano, os estudantes, segundo o Secretário Jônatas Gonçalves, terão inúmeras novidades, com destaque para a entrega inédita de kits escolares e uniformes, este em processo de licitação.

Segurança sanitária

O Chefe da Pasta informou também que todas as unidades de ensino estão preparadas para discentes e docentes. Diversas adaptações foram realizadas. Ele destacou que todos os oito educandários, que inclui cinco escolas e três cemeis, vão seguir a Resolução da Secretaria de Estado de Educação, de Nº 4.708, DE 28 de janeiro de 2022, que tem novo protocolo sanitário, aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas).

Jônatas explicou que esta versão ressalta a importância de medidas sanitárias, como o uso universal e correto de máscaras (para alunos com idade superior a 2 anos) cobrindo boca e nariz, lavagem frequente das mãos e distanciamento entre alunos, professores, funcionários e visitantes das escolas de Minas Gerais, independentemente do estado de vacinação.

Segundo o documento, o protocolo atualiza as recomendações de vacinação, agora disponível para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade, e frisa que a imunização deve ser incentivada e encorajada, já que se trata da principal estratégia de prevenção de saúde pública para o combate à pandemia de Covid-19.

Investimentos

O Prefeito Luciano Rabelo explanou que foram investimentos variados para proporcionar uma melhor educação, já que o corpo de educadores é apto e capacitado.

“Estamos saindo de um período em que a aprendizagem sofreu muito devido a pandemia de Covid e agora vamos melhorar ainda mais, por isso, estamos investindo nas estruturas, atendendo o desejo da comunidade e aplicando com, transparência e eficiência, as verbas destinadas ao setor”, falou o Prefeito Luciano Rabelo.

Além das novas aquisições, o Pró-infância, em Muquém será inaugurado brevemente. Também estão sendo feitas pequenas reformas e reparos em algumas escolas, visando assegurar conforto e segurança aos estudantes.

Transporte escolar

O serviço de transporte escolar retorna na mesma data, dia 07. Os pais que não fizeram o cadastro dos estudantes devem procurar a gerência Municipal de Educação para cadastro, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Jônatas encerrou pedindo a colaboração e parceria da comunidade escolar para o retorno presencial.

“Contamos com toda a família para que todos tenham segurança para um ensino de qualidade”, finalizou.