1 mês após decretar situação de emergência, chuva forte deixa Salinas alagada

Foto: Redes Sociais / Reprodução.

Na noite dessa segunda-feira (31), uma forte chuva que durou aproximadamente 1 hora, deixou a área central de Salinas, Norte de Minas, alagada.

E não foi só o Centro que teve danos. Segundo a Defesa Civil, duas ocorrências de casas que foram inundadas pela água foram registradas: uma no bairro Floresta, outra no Silvio Santiago. Não há vítimas.

O fato ocorre um pouco mais de um mês após um período de chuvas intensas na região onde o rio Salinas, que corta a cidade, transbordou. Na ocasião, moradores ficaram ilhados, ruas ficaram enlameadas, veículos foram arrastados, pontes foram destruídas; o município chegou a decretar situação de emergência. Saiba mais.

Já a chuva dessa segunda não chegou a causar o transbordo do rio, mas revelou a falta de um sistema de escoamento pluvial que a capital da Cachaça necessita. O Portal Webterra entrou em contato com a prefeitura do município questionando se existe algum plano para evitar que situações como essa se tornem frequentes.

Em nota, ela respondeu que “no momento está sendo feita a desobstrução do canal principal para aumentar o fluxo de vazão. Os projetos e obras de microdrenagem que são responsáveis pela diminuição fluxo de água de maneira superficial, nas ruas, estão em fase de projeto”.

Previsão do Tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a noite desta terça (1º) é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, em Salinas.

Para a manhã desta quarta (2), muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.