Quando o assunto é voleibol, a cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, é conhecida no cenário esportivo como a maior e mais apaixonada torcida do Brasil. Ao longo dos anos, a paixão pelo projeto do MOC América Vôlei tem atravessado fronteiras, estados e chegou até o Nordeste brasileiro. Região onde mora o agente administrativo Henrique José Dantas Felinto, de 58 anos, nascido em Natal-RN, um aficionado pelo Coelho. No fim do ano passado, ele enviou uma carta para o time revelando toda a admiração. A correspondência, no entanto, foi entregue há poucos dias na sede administrativa do clube.
Tudo começou de forma curiosa. Quando Henrique, que já acompanhava a tradicional equipe mineira no esporte das massas na tela da TV, descobriu pela internet o time de vôlei e se identificou de imediato.
“Sempre gostei do América Mineiro, o Coelho, do time de futebol. O vôlei eu vi pela internet, no site. Vi uma matéria que fazia parte da Superliga e fui pesquisar. Gostei do site, achei muito interessante e, logo depois, resolvi escrever a cartinha. Quando jogaram em Natal contra o Funvic, estive aqui, tive ainda mais essa paixão e estou sempre acompanhando. Escrevi (a carta) para dar a minha posição. Tentei comprar pela internet uma flâmula ou um adesivo, mas não consegui”, disse.
No jogo entre os dois times pela Superliga, no fim do ano passado, lá estava Henrique nas arquibancadas do ginásio Nélio Dias para comemorar o triunfo norte-mineiro em três sets diretos (parciais de 25/20, 25/20, 29/27). “No último dia 22 de dezembro, tive a felicidade de ver o Montes Claros América Vôlei jogando na minha cidade (Natal-RN) contra o Funvic Natal Vôlei. Fiquei muito feliz com a vitória por 3 x 0”, diz em um parágrafo da carta.
O envio da correspondência ocorreu no dia 28 de dezembro de 2021, chegando até à sede dias atrás. Em um outro trecho, a agente falou sobre o pai, que atuou na modalidade entre as décadas de 60 e 70 e jogou em Montes Claros ainda quando integrava a Seleção de Vôlei do Rio Grande do Norte.
“Meu pai jogou vôlei pelo ABC, América e AABB, no final dos anos 60 e início dos anos 70 e era atacante. Ele me lembro que comentou uma época que esteve em Montes Claros, e eu era criança na época. Ele disputou vários campeonatos pelo Brasil todo”, disse.
Confira a carta na íntegra (sic):Caros (as) amigos (as)
Apesar de ser norte riograndense, sou um admirador e torcedor do Montes Claros América Vôlei. Sempre tive essa admiração e um carinho especial pelo grande time de volley do Montes Claros América Vôlei. Não tem nenhum motivo especial para essa admiração e carinho pelo Montes Claros América Vôlei. Foi e é pura atração. Hoje acompanho o Montes Claros América Vôlei pela televisão, internet e jornais. Inclusive meu pai foi jogador de Vôlei na década de 60 e 70 e chegou a jogar em Montes Claros pela Seleção de Vôlei do Rio Grande do Norte.
No último dia 22 de dezembro tive a felicidade de ver o Montes Claros América Vôlei jogando na minha cidade (Natal-RN) contra o Funvic Vôlei Natal . Fiquei muito feliz com a vitória por 3 x 0.
Gostaria que vocês me enviassem, se possível, um adesivo e uma flâmula do Montes Claros América Vôlei. Tentei comprar em Natal, mas não consegui. Ficarei muito feliz com tais lembranças.
Em Natal-RN estou à disposição de todos vocês. FELIZ 2022 e muitas vitórias do Montes Claros América Vôlei.
Muito obrigado pela atenção e cordiais saudações.