Juracy Freire (Progressistas), prefeito de Porteirinha, Norte de Minas, que precisou ser intubado no dia 13 de janeiro último, devido complicações da Covid-19, teve alta do Centro de Terapia Intensivo (CTI), nessa sexta-feira (21).
“Desde ontem tive alta do CTI e já fui transferido para o quarto. Graças a Deus, ao trabalho de uma eficiente equipe médica, e a oração de todos vocês e da minha família, estou voltando”, diz o chefe do executivo municipal em mensagem a população da cidade.
“Essa doença é difícil, mas com a graça de Deus, em breve, estarei de volta ao lugar que mais amo, nossa Porteirinha. Muito obrigado pelo carinho, pelas correntes de oração e pela fé”, agradece Juracy.
De acordo a assessoria de comunicação do município, ele, que tem 72 anos, testou positivo para a Covid-19 no dia 5 deste mês, depois de apresentar sintomas leves. Cinco dias após permanecer isolado em casa, desempenhando suas atividades de forma remota, o prefeito foi hospitalizado em Montes Claros. Na quinta-feira, 13, foi transferido para uma unidade de saúde em Belo Horizonte.
Importância da 3ª dose
Juracy Freire já tinha tomado três doses das vacinas contra o coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a estratégia de aplicação de uma terceira dose da vacina não vem como uma solução final para a pandemia em que nos encontramos. “O uso de três doses tem o principal objetivo de diminuir a quantidade de casos graves e o número de hospitalizações por covid-19, e não de fato ser a cura para esta infecção”, informa.
A Secretaria também aconselha que não se pode ignorar os protocolos sanitários, mesmo com a aplicação da dose reforço. “A necessidade de manutenção das ações contra o coronavírus, como o uso de máscaras em locais públicos e com outras pessoas, evitar aglomerações e higienizar sempre que possível às mãos evitando tocar nos olhos, boca e nariz, vai ser mais necessária do que nunca! Isso porque o uso de uma dose adicional pode trazer a falsa sensação de segurança, gerada por uma interpretação inadequada do objetivo da aplicação desta vacina”, ressalta.