A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora entregaram nesta quinta-feira, 20, a segunda remessa de vacinas pediátricas contra a covid a 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas. Ao todo são 14 mil 610 doses de imunizantes que darão sequência à vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.
Com a nova remessa nesta semana o Norte de Minas contabiliza o recebimento de 24 mil 740 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech destinadas às crianças. Segunda-feira, 17, os municípios haviam recebido a primeira remessa repassada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), totalizando 10 mil 130 doses.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que, como a quantidade de vacinas repassadas aos Estados pelo Ministério da Saúde ainda é pequena, a prioridade continua sendo a vacinação de crianças que possuem deficiência permanente ou comorbidades.
“À medida que a vacinação das crianças for avançando com a chegada de novas remessas, os municípios terão condições de ampliar a vacinação para crianças que não possuem comorbidades ou deficiência física permanente”, explica a coordenadora.
Em Minas Gerais a estimativa da Fundação João Pinheiro é de que 1,8 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos compõem o novo grupo de vacinação contra a covid. Em 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros a estimativa é de que 110 mil 915 crianças estão na faixa etária da nova fase da campanha de vacinação contra a covid.
Para as crianças as doses da vacina são diferenciadas. O frasco é na cor laranja, com dose de 0,2 mil, contendo 10 mcg da vacina covid-19. A segunda dose deverá ser administrada num intervalo de oito semanas.
Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – (Anvisa) apontam que pesquisas comprovaram a eficácia da vacina contra a covid em crianças. Atualmente, 39 países da Europa e 14 da América Latina já autorizaram ou iniciaram a vacinação em menores de 12 anos.
A administração do imunizante em crianças apresenta uma eficácia de 90,7% para a prevenção da covid-19 em, pelo menos, sete dias após a aplicação da segunda dose. Além disso, não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação.
REPASSES
Nesta quinta-feira os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros receberam 7 mil 790 doses de vacinas pediátricas. Pelo fato de possuir a maior população do Norte de Minas, o município de Montes Claros recebeeu 2 mil 190 doses.
As demais localidades integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde que receberão maiores quantidades de imunizantes são: Janaúba (990 doses); Salinas (400); Jaíba (300); Bocaiúva (290); Monte Azul (200); Coração de Jesus, Porteirinha e Taiobeiras (190 doses para cada localidade); Francisco Sá (180); Espinosa, Pai Pedro e Rio Pardo de Minas (170); Riacho dos Machados, São João do Paraíso e Verdelândia (120 doses para cada município) e Matias Cardoso (100).
Para 25 municípios que integram a área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária foram entregues 5 mil 970 doses de vacinas pediátricas. Com maior quantidade de vacinas a serem repassadas estão: Januária (1 mil 450 doses); São João das Missões (1 mil 440) e São Francisco (730 doses).
Já sete municípios da GRS de Pirapora receberam 850 doses de imunizantes. Os maiores quantitativos são destinados a Pirapora (320 doses) e Várzea da Palma (210).
MAIS VACINAS
Além das vacinas pediátricas, nesta quinta-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros repassou aos 54 municípios da sua área de atuação 23 mil 670 doses de vacinas da Pfizer para a continuidade da vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, além da aplicação da dose de reforço nas pessoas que já completaram quatro meses que tomaram a segunda dose.
Quarenta doses de vacinas CoronaVac foram repassadas aos municípios de Porteirinha e Catuti, além de 50 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford que foram entregues para a Secretaria de Saúde de Santa Cruz de Salinas.