Todo aprendizado, descobertas e experiências da primeira infância são levadas para o resto da vida. Pensando nisso, a Prefeitura de Montes Claros, em parceria com os ministérios da Educação e da Cidadania, e dentro da Política Nacional de Alfabetização (PNA), implantará o programa Conta pra Mim, que visa a promoção do letramento como prática social.
Entendendo que a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita começa no ambiente familiar, na convivência entre pais e filhos, o programa Conta pra Mim será executado, em Montes Claros, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, beneficiando cerca de mil famílias em situação de vulnerabilidade social. É pertinente destacar que Montes Claros será o único município mineiro que participará desta ação piloto do programa, em virtude do sucesso obtido com o programa Criança Feliz, que também utiliza a estratégia de visitação às residências das famílias para promover o desenvolvimento integral da primeira infância.
Em 2022
A Secretaria de Desenvolvimento Social receberá ainda no primeiro trimestre deste ano, kits, com 20 livros cada, que serão utilizados pelos “visitadores”, que é como são chamados os profissionais que desenvolvem as ações do programa com as famílias. Na última segunda-feira, 17, foi realizado um encontro, na sala de reuniões do novo prédio da Prefeitura, para apresentar o projeto aos servidores que atuarão na iniciativa. Agora, eles participarão de um curso online, disponibilizado em uma plataforma do Governo Federal, em que receberão mais informações sobre como o programa deverá ser operacionalizado.