Nesta quarta-feira, 19, completa um ano o início da campanha de vacinação da população do Norte de Minas contra a covid-19, alcançando 76,76% das pessoas que já estão com o esquema vacinal completo com aplicação de duas doses de imunizantes. Ao todo, 1 milhão 109 mil 163 norte-mineiros já foram contemplados com a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford; da chinesa, CoronaVac; da multinacional norte-americana Pfizer/BioNtec ou com a dose única da vacina da Janssen.
O percentual de pessoas residentes no Norte de Minas que já tomou a primeira dose de um dos imunizantes contra a covid chegou a 85,93% nesta terça-feira, 18, alcançando 1 milhão 234 mil 376 pessoas. Já a dose de reforço (terceira) alcançou 201 mil 005 pessoas, ou seja, 13,91% da população residente em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas.
A campanha de vacinação contra a covid foi aberta no dia 19 de janeiro do ano passado pelo governador, Romeu Zema. Na oportunidade, ele e o então secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral acompanharam a vacinação do ex-administrador de fazendas, Erotides Cardoso, 96 anos, e da senhora Maria dos Reis, 90 anos, residentes no Asilo São Vicente de Paulo, em Montes Claros. Naquela ocasião, os idosos e as pessoas assistidas por instituições de longa permanência constituíam grupo prioritário para a vacinação contra a covid.
“A saúde é a nossa felicidade, é o que a gente tem de melhor no mundo. Faltou saúde, faltou tudo. Ao receber a notícia de que seria vacinado, fiquei muito alegre. Graças a Deus fui vacinado. Estou livre dessa doença”, frisou emocionado Erotides Cardoso.
Por sua vez, Maria dos Reis afirmou que a vacina representava uma nova esperança na sua vida. “É uma felicidade que não cabe dentro da gente. Fiquei muito alegre ao saber que seria vacinada e que minha vida voltaria ao normal”, explicou.
Para o início da campanha de vacinação, os municípios receberam 42 mil 280 doses de vacinas da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e das Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta que “o primeiro ano de vacinação contra a covid foi de muito trabalho para os profissionais atuantes na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), bem como para os que atuam nos municípios. Mas o resultado obtido até o momento é gratificante, levando em conta que a maioria da população compreendeu a importância da vacinação para vencermos a pandemia da covid-19. Só com a imunização completa, inclusive com a aplicação da dose de reforço, alcançaremos boas coberturas vacinais e, com isso, as pessoas estarão mais protegidas contra as formas mais graves da doença”, ressalta a superintendente.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes também entende que a campanha de vacinação contra a covid tem evoluído de forma satisfatória no Norte de Minas, porém ressalta a importância da população concluir o esquema vacinal com a aplicação da segunda e terceira doses.
“Só com a imunização completa teremos condições de voltar a ter uma vida normal, uma vez que teremos reduzida a disseminação do novo coronavírus, bem como a proliferação de novas variantes. Enquanto as coberturas vacinais não alcançarem mais de 90% da população é importante que as pessoas mantenham os cuidados com a higiene e a utilização de máscaras, além de assegurar o acesso das crianças com idade entre 5 a 11 anos à vacinação”, lembra a coordenadora.
RESULTADOS
Um ano depois do início da vacinação contra a covid-19, em 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros, 78,73% da população já tomou as duas doses de um dos imunizantes utilizados para o combate à doença, ou foi contemplada com a dose única da vacina da Janssen. Ao todo são 761 mil 011 pessoas com o esquema vacinal completo com duas doses.
Já a dose de reforço alcançou 140 mil 306 pessoas (14,52% da população). Por outro lado, o percentual da população que já tomou a primeira dose de uma das vacinas está em 87,35%, o que representa 844 mil 304 pessoas.
Entre 25 municípios que compõem a área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária, 71,91% da população já tomou duas doses de vacinas contra a covid (253 mil 151 pessoas); 45 mil 077 já foram contempladas com a aplicação da dose de reforço (12,80% da população). Já 81,44% dos moradores dos 25 municípios já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid, o que representa um contingente de 286 mil 701 pessoas.
Em sete municípios que compõem a GRS de Pirapora a campanha de vacinação contra a covid também apresenta bons resultados alcançados neste primeiro ano. Até o momento, 95 mil 001 pessoas (75,17%) já tomaram as duas doses de um dos imunizantes ou a dose única da Janssen; outras 15 mil 622 pessoas já tomaram a terceira dose (12,36%). Já a aplicação da primeira dose de uma das vacinas contra a covid contemplou 103 mil 371 pessoas, perfazendo 81,79% da população.