Os atendimentos do pronto-socorro pediátrico do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em Montes Claros, começaram no último sábado (15).
O pronto atendimento e enfermaria pediátrica do HCMR já atendia de forma particular e através de convênios, desde abril de 2020. Com o credenciamento do gestor de saúde do município, o hospital passa, também, a atender através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo comunicado do Mário Ribeiro, os atendimentos “estão sendo feitos por médicos clínicos, devido à escassez de mão-de-obra pediátrica na região do norte de Minas”.
Após avaliação clínica, os casos que necessitam de internação passam a ser acompanhados por pediatras. “As demandas podem ser encaminhadas de outros municípios, pelo SAMU ou de forma espontânea. O hospital dispõe de 12 leitos de internação”, informa.
A novidade é bem-vinda na região, uma vez que, nos últimos dias, a cidade tem enfrentado uma crise no atendimento especializado para crianças, com falta de profissionais e superlotação em algumas unidades.