Covid-19: Norte de Minas recebe primeiras doses pediátricas

Foto: SRS/ Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora repassam nesta segunda-feira, 17, a primeira remessa de vacinas pediátricas contra a covid a 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas. Ao todo são 10 mil 130 doses de imunizantes da Pfizer/BioNtech, que serão aplicadas em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. A prioridade é para crianças que possuem deficiência permanente ou comorbidades.

Em Minas Gerais a estimativa da Fundação João Pinheiro é de que 1,8 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos compõem o novo grupo de vacinação contra a covid. Nesse contexto, a estimativa é de que sejam necessárias 3,6 milhões de doses de vacinas para a imunização completa de todas as crianças, com aplicação de duas doses de imunizantes. A segunda deve ser administrada num intervalo de oito semanas após a primeira dose.
Para as crianças as doses do imunizante são diferenciadas. O fraco é na cor laranja, com dose de 0,2 mil, contendo 10 mcg da vacina covid-19.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – (Anvisa) apontam que pesquisas comprovaram a eficácia da vacina contra a covid em crianças. Atualmente, 39 países da Europa e 14 da América Latina já autorizaram ou iniciaram a vacinação em menores de 12 anos.
A administração do imunizante em crianças apresenta uma eficácia de 90,7% para a prevenção da covid-19 em, pelo menos, sete dias após a aplicação da segunda dose. Além disso, não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação.

ORIENTAÇÕES

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta que a vacinação das crianças contra a covid-19 é tão importante quanto à imunização dos adultos. Isso porque, de acordo com declaração atualizada em 29 de novembro do ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde – (OPAS) observou que em relação à transmissibilidade do novo coronavírus, os estudos apontam que as crianças e os adolescentes são infectados na mesma taxa que os adultos.
“Embora nas crianças a apresentação da covid-19 seja mais branda, quando comparada aos adultos e idosos, condições médicas subjacentes podem contribuir para o risco de doença grave. Entre os fatores de risco estão a obesidade e a existência de comorbidades como diabetes, asma, doenças cardíacas, pulmonares, neurológicas e neuromusculares”.

Além disso, durante a pandemia foram identificados casos de crianças e adolescentes com uma nova apresentação clínica associada à covid-19, caracterizada por um quadro inflamatório tardio e grave, denominada Síndrome Multissistêmica Pediátrica – (SIM-P).
Nesse contexto, em Minas Gerais foram notificados 174 casos de SIM-P, com ocorrência de três óbitos.
Dhyeime Marques observa que os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças nos locais de vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.

REPASSES

Nesta segunda-feira, para 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros serão repassadas 6 mil 560 doses de vacinas pediátricas. A entrega dos imunizantes aos municípios será realizada a partir das 10 horas, com término previsto para às 16 horas.
Pelo fato de possuir a maior população do Norte de Minas, o município de Montes Claros receberá 2 mil 260 doses de vacinas pediátricas. As demais localidades integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde que receberão maiores quantidades de imunizantes são: Janaúba (410 doses); Bocaiúva (290); Jaíba (280); Salinas (220); Porteirinha e Taiobeiras (190 doses para cada localidade); Espinosa e Rio Pardo de Minas (180 doses para cada município); Coração de Jesus (160); Francisco Sá (150); São João do Paraíso (130); Capitão Enéas e Grão Mogol (100 doses para cada município).

Para 25 municípios que integram a área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária serão entregues 2 mil 690 doses de vacinas pediátricas. Já sete municípios da GRS de Pirapora receberão 880 doses de imunizantes.

MAIS VACINAS

Além do repasse da primeira remessa de vacinas pediátricas aos municípios, nesta segunda-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também vai entregar às secretarias de saúde mais 13 mil 862 doses de vacinas contra a covid-19. Elas estarão divididas da seguinte forma: 9 mil 552 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech para continuidade da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos em 34 municípios; 4 mil 170 doses de imunizantes da Janssen para aplicação da dose de reforço em pessoas vacinadas no ano passado; 100 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford, atendendo solicitações de três municípios (Engenheiro Navarro, Jequitaí e Santa Cruz de Salinas); e 40 doses de vacinas CoronaVac para Joaquim Felício e Santa Cruz de Salinas.