A Santa Casa de Montes Claros comunicou, nesta terça-feira (11), que o atendimento de síndromes gripais e/ou casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19 está temporariamente suspenso no Pronto-Socorro SUS e no Pronto Atendimento (convênio e particular).
O hospital esclarece que “tal medida foi adotada porque sua capacidade instalada está esgotada nesse momento”. Ainda informa que “está com seu Plano de Contingência em Nível III acionado e que está atendendo somente casos de referência exclusiva e/ou emergência”.
Segundo a unidade, até às 16h15, desta terça, havia 66 pacientes internados em macas no Pronto Socorro, Bloco Cirúrgico e CEDITEN aguardando vaga em leito de enfermaria e/ou terapia intensiva.
A Santa Casa ressalta ainda que “esta situação não está relacionada aos leitos destinados ao atendimento de pacientes confirmados e/ou com suspeita para Covid-19”.
Vale lembrar que o aumento no número de casos de Covid-19 e o surto de gripe fizeram a ocupação de leitos aumentar em Montes Claros. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, comparando com dezembro do ano passado, a taxa subiu 50%, chegando a 70% até a última quarta (5).
Hospitais como o Aroldo Tourinho, Mário Ribeiro e Clemente de Faria, assim como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chiquinho Guimarães e as Unidades de saúde da família seguem atendendo normalmente.