Moradores do bairro Carmelo reclamam do mau cheiro e esgoto entupido, veja fotos

Foto do esgoto entrando pela casa da morada enviada por moradora do bairro Carmelo, em Montes Claros

Circular pela rua Lagoa Amarelinha, no bairro Carmelo, em Montes Claros,  tornou- se um desafio para as pessoas, isso porque, um forte odor de esgoto na via tem incomodando bastante os transeuntes e principalmente, os moradores, já que o cheiro tem invadido até as casas. Segundo os habitadores da região, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa já foi acionada diversas vezes e o problema não é resolvido.

Carla Ribeiro é moradora do bairro há muitos anos, ela conta que é insuportável as condições no local, e teme até pela sua saúde, devido a situação exposta.

“Ligo para a Copasa constantemente e sempre recebo a mesma informação. Eles alegam que uma equipe veio ao local e não identificou rede de esgoto entupida aqui na rua. Agora eu questiono de onde estou tirando esse tanto de fotos e filmagens? Estou passando muita raiva e estresse com isso, diariamente tenho dores de cabeças e vômitos, por causa do mau cheiro que veio parar até aqui no meu quintal. Infelizmente não sei mais o que fazer, eles enrolam para nos atender e quando vem não executam o serviço”, desabafa.

Foto: esgoto dentro de uma residência na rua Lagoa Amarelinha.

A moradora contou para nossa equipe de reportagem que está com dificuldades até de ir na casa da vizinha, por conta das poças d’ água e esgoto que se acumularam na rua, como mostra a imagem a seguir.

De acordo a Erivane de Cássia, outra moradora do bairro, a cada dia fica mais difícil conviver com o mau cheiro dos esgotos entupidos e com tantas poças d´água na rua. Ela reclama também que o problema já percorre há dias, e se agrava sempre neste período chuvoso.

“Toda vez que chove o esgoto aqui entope. Dentro de casa e na porta fica um cheiro insuportável, é muito difícil viver nesta situação, a  Copasa já veio e não resolveu nada, e a gente paga muito caro por isso, e eles não vão repor o que a gente vem pagando, necessitamos de uma solução com urgência”, diz.

Foto enviada por outra moradora mostra a situação dentro de casa.

Em contato com Copasa fomos informados que, na útilma semana, técnicos da Companhia estiveram na rua Lagoa Amarelinha, no bairro Carmelo, em Montes Claros, para uma vistoria e não foi detectado extravasamento da rede coletora de esgoto. “No local, não há infraestrutura para drenagem de água pluvial, que fica acumulada na via pública durante o período chuvoso”, diz trecho da nota.

A Companhia ressalta que, para maior agilidade no atendimento dos serviços, os clientes devem entrar em contato com a empresa ou registrar a ocorrência nos canais de relacionamento: www.copasa.com.br, aplicativo Copasa Digital, central de atendimento telefônico no número 115, gratuitamente, 24h por dia.

O jornalismo do Portal Webterra entrou em contato também com a Prefeitura Municipal de Montes Claros para expor a situação, e por meio de nota formos informados que, o municipio é responsavél apenas pela limpeza de bueiros para escoamento de água pluvial.

“A Prefeitura realiza, diariamente, os serviços de limpeza de bueiros, que foram intensificados nesse período. São limpos, em média, 15 bueiros por dia, sendo priorizados os pontos com histórico de inundações. Vale destacar que o trabalho constante certamente diminuiu as ocorrências na cidade: em 2021 já foram limpas mais de 2 mil bocas de lobo, com a retirada de quase 200 toneladas de lixo e entulho. A população pode colaborar, jamais descartando lixo, entulho e material de construção em locais inadequados. Além disso, está sendo implementado na cidade o Plano Municipal de Drenagem, que envolve a realização de obras para facilitar o escoamento de água em diversas regiões”, finaliza.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.