Caminhos de luz ou de lixo? Dias após sua reinauguração, Praça da Matriz já acumula sujeira

Foto: Jonas Martins.
Foto: Jonas Martins / Montagem.

Máscara no gramado. Pote de sorvete no meio fio. Panfleto no caminho. É assim que se encontra a Praça Doutor Chaves, de Montes Claros, ou Praça da Matriz, como é mais conhecida, poucos dias após sua reinauguração.

O ponto turístico da cidade foi devolvido à população, modernizado e reurbanizado, no dia 22 de dezembro de 2021, após sua reforma e revitalização, que foram concluídas pela Prefeitura.

A estudante montes-clarense, Thaís Santos, lamenta. “Acredito que seja uma questão de falta de educação. Não há outro motivo para alguém jogar lixo lá. As pessoas cobram das autoridades a limpeza, mas elas próprias acabam desrespeitando os lugares sujando”, diz.

“Na rua, na calçada, no Centro, no trânsito, onde motoristas atiram latinhas de dentro do carro… em todo lugar as pessoas fazem isso. A Praça da Matriz é apenas mais uma afetada pelo costume de jogarem lixo em qualquer lugar”, completa Thaís, que frequenta a praça, inclusive em eventos que ocorrem no local.

O mais irônico de tudo é que existe várias lixeiras espalhadas pela Praça e por todo o município. Muitas vezes o lixo é visto perto delas.

Foto: Jonas Martins.

Até mesmo quem veio de outro lugar para morar na cidade ressalta a importância de cuidar do meio ambiente. “Vivo aqui há cinco anos, acho os arredores da Matriz um dos lugares mais aconchegantes de Moc. É necessário que a população se conscientize, pois a praça não pertence às autorizades, pertence ao povo”, lembra a psicóloga Patrícia Araújo, que veio de Feira de Santana, na Bahia.

E como ajudar o meio ambiente? Atitudes simples fazem toda a diferença. Jogando lixo no local adequado, carregando-o no bolso ou na mão até uma lixeira mais próxima; colaborando com a coleta seletiva e com campanhas de reciclagem; dando atenção aos produtos orgânicos, que podem ser reutilizados; evitando, ao máximo, materiais descartáveis; entre outros.

O que diz a Prefeitura

O Portal Web Terra entrou em contato com a Prefeitura, questionando a frequência que é feita a limpeza na Praça da Matriz e se existe alguma fiscalização contra o ato de sujar o local.

Em resposta, ela não especificou nada sobre a praça, mas disse que “a população pode colaborar, jamais descartando lixo, entulho e material de construção em locais inadequados”.

A Praça

Foto: Jonas Martins.

A Praça Doutor Chaves faz parte do núcleo inicial da constituição da cidade. Desde sua formação, é um local de encontro e sociabilidade. Nela são realizadas as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela sua importância cultural, teve seu conjunto urbanístico tombado pela Prefeitura.

O local foi reformado em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Em 2007, ela foi totalmente revitalizada, mantendo suas características originais, na ocasião do sesquicentenário de Montes Claros.

A recente obra do local, feita durante a pandemia da Covid-19, foi orçada em R$ 547.458,49, e financiada por recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Pimenta, com contrapartida da Prefeitura. O projeto manteve as características originais do espaço.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, explicou que a reforma foi feita de forma a valorizar a vegetação do local. “Tivemos um cuidado especial com o meio ambiente, rearborizando os espaços, com plantio de 60 mudas nativas e ornamentais”, destacou.