Fortes Chuvas provocam cheia de rios e alaga o munícipio de Salinas-MG

Salinas em dezembro de 2021. Foto: Redes sociais.
Imagens: Redes Sociais/ Circulação

A cidade de Salinas assim como várias no Norte de Minas Gerais tem vivido dias de intensas chuvas. Na noite dessa segunda-feira, 27, os principais rios da cidade conhecidos como Bananal, Ribeirão e Salinas chegaram ao limite máximo da capacidade e transbordaram; muitas ruas ficaram alagadas, pontes destruídas e moradores ilhados.

Imagens: Redes Sociais/ Circulação

A assessoria do Corpo de Bombeiros da cidade informou que não foi registrado nenhum óbito e que desde ontem chove no munícipio.

O vereador  Arthur Bastos (PDT) de Salinas gravou um vídeo em uma rede social dizendo que a situação em Salinas está trágica, com pontes interditadas e que a cidade está dividida ao meio. Arthur escreveu no mesmo post uma legenda com os dizeres: ” Precisamos de embarcações”.

Em conversa com o Portal Web Terra ela disse que estava ajudando nos  resgates e que a Companhia de Energia do estado de Minas teve que desligar vários pontos de energia para evitar curtos circuitos.

Em uma rede social uma conta que leva o nome da cidade postou inúmeros vídeos com muitas ruas alagadas, fortes correntezas dos rios, pessoas ilhadas, caminhão sendo carregado pela força da água, etc.

Imagens: Redes Sociais/ Circulação

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Salinas informou que foi decretado estado de emergência na última sexta-feira (24). Bem como foi criado um conselho de emergência para agir durante as chuvas. O munícipio informou que quanto as embarcações, já foi feita a solicitação junto a polícia florestal e de outros órgãos, mas está a confirmar.

O Prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias (PDT) disse que A Prefeitura Municipal  juntamente com as autoridades, trabalham com o objetivo de minimizar os impactos causados pela chuva e dar suporte àqueles que foram afetados.

A Administração pede a compreensão da população e, ao mesmo tempo, alerta aos munícipes para que tomem todos os cuidados necessários a fim de evitar maiores transtornos.

Em qualquer situação emergencial, a população deve ligar imediatamente para a Defesa Civil, no 199 ou nos canais (38) 99808 -2274 e (38) 3841 – 4388; bem como para o Corpo de Bombeiros no 193 e a Polícia Militar no 190.

 

 

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.