Os últimos dias foram marcados com intensa chuva na região do Norte de Minas, além de inundações e danos em várias partes da área urbana, o temporal contribuiu também com a vazão do rio Mosquito, que consequentemente deixou alagado diversos bairros, em Porteirinha.
Conforme reportagem divulgada pelo Portal Webterra (confira) no início deste mês, as consequências das fortes chuvas já eram previstas na região. Um morador do bairro Beira-Rio, disse que a profundidade média da água era entre meio metro a um, o que dificultava a locomoção das pessoas durante o último temporal.
“Nunca se viu tanta chuva em Porteirinha desde quando a cidade começou a existir. A profundidade da água era tão grande, que a gente não conseguia andar direito. Infelizmente vi muitos vizinhos perdendo móveis, objetivos, coisas que levaram a vida para conquistar, é muito triste toda essa situação, só Deus por nós, viu”, desabafa.
Prefeitura de Porteirinha
De acordo com informações da Prefeitura, as famílias desalojadas estão sendo assistidas pela força tarefa compreendida pela Prefeitura e Defesa Civil de Porteirinha juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários.
Defesa Civil
A Defesa Civil informou que além do bairro do morador citado nesta reportagem, a inundação ocorreu também no Vila Kennedy, Vila São Sebastião, bairro Renascença, e demais localidades próximas ao rio. Até o momento não há registro de vítima em decorrência da enchente.
A Deseja afirma ainda que, algumas famílias que as residências foram inundadas já se encontram em abrigos, onde a prefeitura disponibiliza alimentos e demais auxílios. Ainda de acordo com o órgão, quatro famílias ficaram desabrigadas por conta dos deslizamentos e 13 desalojadas.
Até o sábado (25), 18 pessoas permaneciam alojadas em uma escola, 13 casas estão com a estrutura comprometida e 22 apresentam algum risco. Esses números devem ser atualizados ainda nesta segunda-feira (27).
A Prefeitura do Município declarou Estado de emergência.