O futuro já começou: japonês cria televisão com sabor do alimento sendo exibido

Homei Miyashita. Foto: Universidade de Meiji / Divulgação

Um professor japonês da Universidade de Meiji criou uma televisão que pode ser ‘provada’. A característica inusitada é possível graças a um “filme higiênico” que é colocado por cima da tela do equipamento.

É nele que é criado o sabor do alimento sendo exibido, permitindo que o espectador lamba o objeto para uma experiência sensorial mais completa.

“O objetivo é possibilitar que as pessoas tenham a experiência de algo como comer em um estabelecimento do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”, afirmou Homei Miyashita, a mente por trás do projeto, em uma entrevista à Reuters.

O pesquisador ainda sugeriu que a invenção poderia ser usada por pessoas que estão aprendendo a cozinhar via aulas à distância. Assim, seu treinamento à distância poderia ser aprimorado.

O mesmo também poderia se aplicar a sommeliers, que são profissionais especializados em bebidas – com foco no vinho, mas sem limitar somente a ele. Quem trabalha dessa forma precisa ter um paladar aguçado que é capaz de identificar as nuances que diferenciam uma bebida e outra.

De acordo com informações repercutidas pela BBC na última quinta-feira (23), a estimativa de preço para a televisão no momento é de 875 dólares por unidade, o que seria equivalente a quase 5 mil reais no Brasil.

No entanto, ainda não existem previsões para quando o dispositivo — que por enquanto é apenas um protótipo — entraria no mercado.

Vale mencionar que, caso a tecnologia se popularize, é possível que consumir “conteúdos de sabor” eventualmente se torne tão comum quanto assistir séries ou ouvir música, e o pesquisador até mesmo tem planos de criar uma plataforma para isso, como uma espécie de serviço de streaming para saborear comidas à distância.

“Eu espero que as pessoas possam, no futuro, fazer download dos sabores das comidas dos restaurantes que elas mais gostam, independentemente da localização delas”, relatou ele à Reuters.

Ainda conforme o veículo, a televisão diferenciada funciona da seguinte forma: ela possui por volta de dez cápsulas de sabores espalhadas pela tela. Alguns são salgados, outros doces, existem os apimentados, os amargos, os agridoces etc.

São esses os dispositivos responsáveis por conferir o gosto ao filme higiênico citado, através de combinações únicas que procuram imitar os sabores de diferentes alimentos.

Caso uma televisão que pode ser provada já não seja impressionante o suficiente, todavia, o professor Miyashita também tem outras ideias para a aplicação de sua tecnologia, como por exemplo um equipamento que é capaz de adicionar gostos diferentes a torradas através da “pulverização” desses sabores.

Aliás, não é a primeira vez que o especialista e seus estudantes trabalham em projetos relacionados ao paladar. Em 2020, por exemplo, ele criou um garfo que deixaria as refeições mais saborosas.

Trecho de reportagem mostrando às cápsulas de sabor/ Crédito: Divulgação/ YouTube / The Star

Clique aqui e confira um vídeo que mostra uma demonstração de como a televisão funcionaria.

(Com informações de Aventuras na História).