Fenômeno considerado raro em Salinas, Norte de Minas, a barragem da cidade verteu, nessa sexta-feira (24), e vem atraindo turistas e moradores, principalmente na Tulipa, local da represa onde a água desemboca, seguindo seu curso pelos rios do município.
Há 17 anos o fato não ocorria. Registros indicam que foi durante uma das maiores enchentes de sua história, em 2004, que a capital da Cachaça viu o nível da sua barragem aumentar tanto assim.
O salinense, José Carlos Martins, aproveitou o feriado para visitar o local. “Faz tempo que não vemos essa beleza em nossa cidade. Aqui acaba se tornando um lugar de paz, onde gosto muito de estar”, relata.
O escritor, Milton Santiago, transformou natureza em poesia. “A Barragem verteu água, e está correndo em Salinas um rio cheio, que chega até o jardim. Está crescendo flores lindas, e alegria brotando dentro de mim”, diz em um post, no Facebook.
Para reforçar a segurança na Tulipa, a Guarda Municipal foi recrutada e a área foi limitada para visitantes. Nenhum acidente foi registrado.
Chuvas
O fato ocorreu devido às fortes chuvas registradas na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai manter as condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas sobre o norte do estado. A chuva será mais intensa até domingo (26); são esperados acumulados entre 150 e 200 mm, com possibilidade de pontualmente serem registrados até 300 mm de chuva neste período.
Ainda, segundo o Inmet, em Salinas, há 90% de chances de chuva, ainda neste Natal.
A barragem
Para amenizar o problema da seca, no início da década de 1990, o governo do Estado de Minas concebeu a implantação de barragens de perenização de rios no Vale do Jequitinhonha. A barragem do Rio Salinas está nesse contexto e possibilitou a normalização do abastecimento de água para a população da cidade, que já vinha enfrentando sérias dificuldades com a escassez.
A Barragem de Salinas proporciona ao turistas e visitantes contato direto com a natureza, a prática de esportes náuticos, proporcionando assim uma estada agradável e um retorno tranquilo e saudável, além de segurança e bem estar.