A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou, nesta terça-feira (21), a última sessão ordinária do ano. Quinze projetos pautaram a Ordem do Dia, de iniciativas do Legislativo e do Executivo, sendo que 13 foram aprovados. Entre as propostas aprovadas está a de n°134/2021, de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PP), que institui Dezembro Verde, em prol da proteção animal.
Com a aprovação da proposta o mês de dezembro fica dedicado à campanha de combate aos maus-tratos e abandono de animais e de promoção da adoção e guarda responsável. Um dos objetivos da pasta é promover ações de conscientização, eventos, ações nas redes sociais e divulgação de material informativo sobre o tema.
Concessão de Título
Entre os projetos aprovados, dois concedem títulos declaratórios de utilidade pública: para Associação de Moradores dos bairros Residencial Monte Sião I e II e para o Projeto Social Ninguém Cresce Só.
O projeto n°130/2021, de iniciativa do vereador Valdecy Contador (Cidadania) concede o título para a Associação de Moradores dos bairros Residencial Monte Sião I e II. A instituição, que foi fundada em 2020, tem como objetivo desenvolver projetos de assistências de combate à fome e a pobreza, proteção da saúde da família, promover projetos culturais e esportivos, de melhoria do emprego e da renda, bem como da economia.
De autoria do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), o projeto n°137/2021 concede o título ao Projeto Social Ninguém Cresce Só, que fica localizado no bairro Delfino Magalhães, coordenado pela Igreja Pentecostal Poder de Libertação. O projeto trabalha com a prestação de serviço que possam contribuir para o fomento e execução de atividades, e ações que visam colaborar com o desenvolvimento psicossocial, que possam melhorar as condições de vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Através do vereador Leãozinho (Patriota), o projeto n°40/2021, concede Título de Cidadã Benemérita de Montes Claros à Eliane Oliveira Marques, diretora da Escola Municipal Sebastião Mendes.
Denominação
Também foram aprovados nove projetos que denominam ruas e escolas em Montes Claros. O projeto n°85/2021, do Executivo, denomina três Cemeis: o primeiro localizado no bairro Santos Reis passará a chamar Cemei Nossa Senhora da Conceição; localizado na Vila São Francisco de Assis, o Cemei terá o mesmo nome do bairro. Já o Cemei do bairro Jaraguá II receberá o nome de Professora Cida Chelone.
O projeto n°118/2021, também de iniciativa do prefeito Humberto Souto (Cidadania), denomina-se escultura “Catopês”, localizada na rotatória da rodovia Júlio Garcia (BR-251), como João Pimenta dos Santos, o Mestre Zanza.
De autoria do vereador Wilton Dias (PTB), o projeto n°127/2021, denomina de Maria de Lourdes Antunes Pimenta o Cemei localizado no bairro São Judas II. No bairro Interlagos, a praça central terá o nome de Silvestre Bispo de Macedo. A iniciativa é do segundo-secretário da Casa, vereador Stalin Cordeiro (Podemos).
A praça de esportes do bairro Independência passará a se chamar Lúcio Veríssimo dos Santos. A denominação é uma iniciativa do vereador Marlus do Independência (PT). De autoria do vereador Júnior Martins (Cidadania), o projeto n°133/2021, denomina praça Pedro Almeida Domingos no bairro Renascença.
Ruas
O prolongamento da rua A, no bairro Augusta Mota, receberá o nome de Geraldo Machado, projeto do vereador Odair Ferreira (SD).
A rua Sete, no bairro Jaraguá I, receberá o nome de Onofra Leal Braga, projeto do vereador Cláudio Rodrigues.
A rua popularmente conhecida como 23, no bairro Novo Delfino, será denominada como Aloísio Antônio da Silva, projeto do vereador Edmilson Bispo (PSD).