Olá, amigos(as) amantes da tecnologia! Com a chegada do filme Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa – terceiro filme do herói da parceria Marvel Studios e Sony, que estreou dia 16/12 e que já levou 2 milhões de brasileiros aos cinemas -, o Byte Papo traz nessa semana um TOP 10 com os games do aracnídeo, para você jogar enquanto se prepara para ver o filme! Vamos lá?
10_____________________________________________
Spider-Man: Lethal Foes (Super Famicom, 1994)
Lançado em 1994, exclusivamente para o sistema Super Famicom (o Super Nintendo japonês), Spider-Man: Lethal Foes é cheio de referências aos heróis dos quadrinhos, variedade enorme de inimigos clássicos, boa trilha sonora e movimentação. Pena que ficou apenas no Japão.
09_____________________________________________
Spider-Man 2: The Sinister Six (Game Boy Color, 2001)
Quem diria que um game do Teioso ficaria tão cheio de detalhes no Game Boy Color? Spider-Man 2: The Sinister Six traz o Sexteto Sinistro em um jogo ultra colorido, com jogabilidade fluída e um herói que se balança, luta e se agarra em tudo naturalmente. É a prova de um jogo que foi feito em torno das habilidades do Homem-Aranha, e não apenas um game qualquer com o personagem jogado em cima, sem cuidado. Jogaço!
08_____________________________________________
Spider-Man: Shattered Dimensions (Wii, Microsoft Windows, Xbox 360, Nintendo DS, PlayStation 3, 2010)
Com várias versões do Homem-Aranha de universos diferentes (olha aí, hein, Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa!), aqui o Aranha se une ao Homem-Aranha 2099, sua versão
mais nova conhecida como Ultimate e uma versão do passado (e com gameplay em preto-e-branco) chamada Noir, para resgatar pedaços de um artefato estranho que o Mysterio pretende roubar. Rende boas horas de diversão.
07_____________________________________________
Spider-Man vs The Kingpin (Mega Drive, Master System, Game Gear, 1991)
Spider-Man vs The Kingpin é um clássico que iniciou a parceria entre a Sega e a Marvel, para trazer um game com fases desafiadoras, chefes clássicos, movimentação fluída e uma mecânica inovadora (pra época) de game over baseado em um dia de 24h e de tirar fotos dos inimigos para garantir aquela grana extra para… Comprar novos cartuchos de teia. Não tá fácil para ninguém.
06_____________________________________________
Spider-Man Web of Shadows (Wii, Microsoft Windows, PlayStation Portable, PlayStation 2, Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo DS, 2008)
Pegue uma Nova York pós-apocalíptica e misture com cidadãos zumbis infectados com o simbionte do Venom. Com um clima sério e pesado e uma cidade em caos, Spider-Man: Web of Shadows inovou na movimentação ultra fluída do Aranha pela cidade, com combos magníficos feitos no ar e uma jogabilidade única.
05_____________________________________________
Spider-Man Maximum Carnage / Separation Anxiety (Super Nintendo, Mega Drive, 1994 e 1995)
Dois clássicos da geração 16 bits, Maximum Carnage e Separation Anxiety foram retirados direto dos quadrinhos com vilão super poderoso trata-se do duende macabro e trazem o melhor do Beat’em Up para Super Nintendo e Mega Drive. Aqui não tem segredo: é bater, andar e… bater. Games difíceis, mas excelentes para jogar com os amigos: em especial a continuação Separation Anxiety, que permite o gameplay para dois jogadores em simultâneo. Vale conferir!
04_____________________________________________
Spider-Man (Playstation, Nintendo 64 e Dreamcast, 2001)
Se você não jogou esse game durante a era Playstation 1, não sabe o que perdeu. Embora pareça um pouco datado para os padrões atuais, Spider-Man foi um game que revolucionou ao usar a engine da franquia Tony Hawk’s para criar o primeiro jogo 3D do cabeça-de-teia. Tanto o primeiro quanto a sequência (exclusiva para PS1) são jogaços e valem cada centavo.
03_____________________________________________
Spider-Man 2 (Playstation 2 , Xbox e Microsoft Windows, Game Cube, Game Boy Advance, N-Gage, PlayStation Portable e Mac OS X, 2004)
Não tem como negar: tudo o que Spider-Man 2 fez na geração PS2, ditou como seriam os novos games do Aranha e como fazer bem feito aquilo que se espera de um game do Aracnídeo. O jogo mostrou que era possível fazer um game de mundo aberto (nos moldes do GTA), com um super-herói extremamente carismático que combatia o crime enquanto conciliava seu trabalho… Como entregador de pizza. Jogão.
02_____________________________________________
Ultimate Spider-Man (PlayStation 2, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, Microsoft Windows, Java, Xbox, Nintendo DS, 2005)
Ultimate Spider-Man fez o que qualquer jogo ou filme de super-herói deveria fazer: Trouxe a pegada dos quadrinhos direto pra tela. Com roteiro do Brian Michael Bendis (o mesmo dos quadrinhos), o game traz uma excelente história em um belíssimo gráfico cell-shading.
01_____________________________________________
Marvel’s Spider-Man e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (PlayStation 4, PlayStation 5, 2018, 2020)
Não teria como ser diferente. Marvel’s Spider-Man (e sua continuação, com o Miles Morales) são os melhores games do Homem-Aranha já feitos até hoje. Com uma história emocionante, gráficos lindos até na geração PS4, os games ganharam remasterização no Playstation 5 de fazer chorar qualquer fã do Aracnídeo. Excelente movimentação com as teias, roupas variadas e missões que te fazem sentir como o verdadeiro herói. Jogo obrigatório pra qualquer fã da personagem.