Professores da educação municipal de Montes Claros receberão abono salarial do Fundeb

Imagem: Internet/ Ilustrativa

Após reivindicação da Câmara de Montes Claros, o prefeito Humberto Souto (Cidadania), enviou o projeto (n°135/2021), que dispõe sobre o rateio/abono do recurso do Fundeb entre os profissionais da educação do município. O projeto não estava na pauta da última sessão que aconteceu na terça-feira, 14, porém o vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou que fosse discutido com urgência já que ainda estava em tramitação. Com isso os demais parlamentares da casa analisaram e aprovaram tal projeto.

Segundo o vereador Daniel Dias recursos do Fundeb, por lei federal, são utilizados na educação e de 100% do valor recebido, 70% são destinadas para a remuneração dos profissionais. Daniel disse ainda após investir na folha de pagamento e nas obras necessárias, sobraram R$15 milhões do total recebido neste ano que somou 175 milhões, e com isso os profissionais da Educação Básica em Efetivo Exercício receberão um valor por meses trabalhados até o dia 31/12/2021.

De acordo com a proposta, os professores de educação básica – PEB II, que tiverem carga horária de até doze horas/aulas semanais receberão 50% do valor do abono.

O vereador destaca que para os demais profissionais do administrativo como merendeiras e porteiros existe uma luta para que esses funcionários possam receber também, porém ainda nada aprovado.

O vereador destaca que a valorização dos profissionais da saúde em relação ao salário tem sido uma luta constante por parte dele e do município e com isso vem agregado bons profissionais que vão fazer a diferença dentro da educação.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.