Os estudantes que se destacaram em competições acadêmicas e científicas ao longo do ano de 2020 começam a receber a partir desta sexta-feira (10), a parcela única de R$ 1.000 da Bolsa de Iniciação Científica Júnior, pagos pelo Ministério da Cidadania. A pasta explica que essa bolsa é um dos benefícios de emancipação do Programa Auxílio Brasil.
Simultaneamente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fará o repasse das 12 parcelas mensais, cada uma no valor de R$ 100, aos estudantes.
A proposta dessa bolsa é incentivar crianças e adolescentes a se dedicarem aos estudos e desenvolver seu potencial na ciência, contribuindo para a melhor integração ao ambiente escolar, elevação da autoestima e profissionalização.
O ministro da cidadania, João Roma, explicou que “a Bolsa Auxílio de Iniciação Científica Júnior dá aos estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade o incentivo para seguirem se destacando nos estudos, em busca de mais conhecimento e qualidade de vida”.