A mãe da bebê encontrada congelada dentro de um freezer no início desta semana foi presa nessa quarta-feira (1), em Belo Horizonte. Investigações da Polícia Civil apontam que a criança de aproximadamente 35 semanas teria nascido com vida, há cerca de um ano.
A mulher de 30 anos, natural da Bahia, é acusada pelo crime de ocultação de cadáver e deve responder também por homicídio. De acordo com o delegado responsável pelo inquérito, Alexandre Fonseca, o exame necroscópico do Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (IMLAR) atestou que a vítima não era um feto, e sim uma criança, já que já havia nascido.
“O exame foi contundente em demonstrar que a bebê nasceu com vida, era saudável, com pulmões plenamente formados”, contou o delegado do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção nessa quinta-feira (2).
A Polícia Civil ainda aguarda exames complementares, mas trabalha com a hipótese de que a bebê possa ter morrido em consequência do sangramento pelo cordão umbilical, que não foi amarrado, ou por hipotermia.
De acordo com o subinspetor Arnaldo Gomes, a mãe investigada pelo crime, apresentou três versões diferentes sobre o ocorrido quando prestou depoimento à polícia.
“Apesar de, no momento do depoimento formal, ela ter se reservado o direito de ficar em silêncio, as entrevistas conduzidas anteriormente pelo corpo de investigadores do DHPP podem sim ser usadas como prova”, pontuou.
O caso foi registrado na noite de terça-feira (30), no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Na ocasião, uma mulher, de 56 anos, acionou a Polícia Militar, após encontrar um embrulho congelado há mais de um ano dentro da própria geladeira.
Ela relatou aos militares que morava na Vila Bernadete e que, em outubro de 2021, conheceu uma jovem, que prestava serviços caseiros para ela. Certo dia, essa moça a entregou uma sacola preta dizendo se tratar de uma carne a pediu para que guardasse no freezer, uma vez que ela não tinha geladeira.
A mulher aceitou o pedido e, passado algum tempo, começou a enviar mensagens para a moça perguntando quando ela retornaria para pegar o embrulho. Entretanto, ela não voltou.
*Com informações do BHAZ