Enem 2021: participantes já podem pedir reaplicação da prova

active teenager in a mask and headphones with homework on a laptop during a coronavirus quarantine. Social distance, self-isolation. Distance learning due to virus, COVID-19

Começou nessa segunda-feira, dia 29, e vai até o dia 03 de dezembro, o prazo para os faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 solicitarem reaplicação das provas. Já pode fazer o pedido na Página do Participante quem no dia da avaliação apresentou sintomas de doenças infectocontagiosas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, têm direito a solicitar reaplicação do Enem aqueles participantes que apresentaram alguns dos sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais do exame, incluindo suspeitas de Covid-19.

Segundo o edital do Enem 2021, são consideradas como doenças infectocontagiosas que dão direito para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Para a solicitação, será necessário anexar documentos legíveis que comprovem a condição de saúde. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. Posteriormente é preciso verificar, na Página do Participante, se o pedido foi aprovado.

Reaplicação

As provas do Enem para os inscritos ausentes por motivo de doença, com pedido autorizado pelo Inep, serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021. Também nessas datas o exame será aplicado para aqueles que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil