O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais concluiu na última sexta-feira, 26, o Curso de Formação de Instrutores de Guarda-Vidas Civis (CFIGVC), realizado em todo o Estado.
Segundo os militares no 4° COB em Montes Claros, três alunos concluíram com êxito o curso, estando aptos a atuarem na área de prevenção e salvamento aquático, seja na docência ou diretamente na atividade de campo.
O CFIGVC/2021 foi o primeiro realizado no Estado, já com previsão de novas turmas para o próximo ano. Possui uma malha curricular de 212 horas/aula, sendo 68 em regime de ensino a distância, com as disciplinas de Didática e Legislação e 144 no regime presencial, onde os discentes passaram por instruções de Treinamento Físico Aplicado, Atendimento Pré-Hospitalar e Treinamento Técnico Específico na área de salvamento aquático.
De acordo com o Corpo de Bombeiros O curso tem por objetivo dotar os já atuantes e futuros instrutores de Guarda-Vidas dos centros de formação credenciados, de conhecimentos técnicos e táticos, com o intuito de padronizar as atividades de ensino e instrução, consolidando uma doutrina única em âmbito Estadual, sendo todo conhecimento desenvolvido a respeito do assunto relevante para os trabalhos Corpo de Bombeiros Militar e, consequentemente, reverter-se-á em prol da sociedade.