O Movimento LGBTQ+ dos Gerais (MGG) vai desenvolver uma extensa programação em Montes Claros, com apoio do poder público e da iniciativa privada, a fim de conscientizar a população sobre os riscos de contaminação e a necessidade do tratamento adequado das infecções sexualmente transmissíveis (ISTS). As atividades fazem parte da programação do Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1° de dezembro.
As ações começam na terça-feira, dia 30, com seminário realizado pelo Centro de Referência de Doenças Infecciosas da Prefeitura (CERDI) nas Faculdades Prominas, no bairro Melo, a partir das 14 horas.
No dia 1º, a Prefeitura participa de uma blitz educativa de conscientização sobre essas doenças. Será pela manhã, na avenida Cula Mangabeira, em parceria com o Hospital Universitário Clemente Faria (HU). No dia 2, o MGG fará blitzen educativas nas BRs que cruzam a cidade, durante a noite.
Durante as blitzen serão distribuídos preservativos e panfletos e realizadas ações de conscientização. “Não é somente os LGBTQ que pegam doenças. Todos devem procurar o CERDI para fazer exames de HIV, sífilis e hepatite, tudo de forma sigilosa”, explica José Cândido Souza Filho, popularmente conhecido como Candinho, presidente do MGG.
O presidente entende que Montes Claros, como polo regional, deve dar o exemplo para o Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Sul da Bahia. “Devemos nos preocupar com estas doenças e conscientizar as pessoas para realizar o tratamento, já que hoje muitos estão preocupados apenas com a pandemia”, alertou o coordenador.
A secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, destacou a importância de combater as doenças, alertando e conscientizando toda a população. Ela alerta que o município de Montes Claros está crescendo muito, atraindo visitantes e um público itinerante numeroso, exigindo cuidados essenciais em todas as áreas, inclusive das infecções sexualmente transmissíveis.
CERDI
O CERDI (Centro de Referência em Doenças Infecciosas) da Prefeitura de Montes Claros funciona na Policlínica do Alto São João (avenida Floriano Neiva, S/N – Alto São João – 2211-4413) e oferece para a população, de forma inteiramente gratuita e sigilosa, testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. O objetivo é fazer o diagnóstico rápido para que, caso o paciente seja testado positivo para alguma doença, ele seja encaminhado para o início do tratamento na própria unidade de saúde. O CERDI conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, infectologista, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, e atende de segunda a sexta, das 7 às 19 horas.
*Informações: Prefeitura de Montes Claros.