ENEM 2021: o que muda e o que permanece no 2º dia de aplicação da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 teve início no último domingo (21). Neste dia, os estudantes resolveram questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborarem a redação dissertativa-argumentativa.

Agora os candidatos terão que se preparar para a segunda etapa do maior vestibular do país, que ocorre no dia 28, no mesmo local de prova do primeiro dia e com os mesmos horários de abertura e fechamento dos portões, 12h e 13h, respectivamente, horário de Brasília.

Neste dia, os participantes terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias, sendo todas objetivas.

O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas após o início da aplicação dos testes. Portanto, os inscritos serão liberados a partir das 15h30. Entretanto, para levar o caderno de questões para casa é necessário esperar os 30 minutos finais da prova.

Confira o cronograma completo:

  • 12h: abertura dos portões
  • 13h: fechamento dos portões
  • 13h30: previsão para o início do segundo dia de prova
  • 15h30: saída sem o caderno de questões
  • 18h: saída com o caderno de questões
  • 18h30: previsão para o término do segundo dia de prova

Regras

Devido a pandemia da Covid-19, o Enem 2021 segue protocolos sanitários, assim como em 2020. O uso de máscara fácil obrigatório nos locais de prova e quem estiver com o diagnóstico de doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame. Nesses casos, há a possibilidade de solicitar a reaplicação em uma outra data.

E, como de praxe, os vestibulandos deverão levar documento de identificação original, como Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte; entre outros. A caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente também é obrigatória.

É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição, pois nele está especificado o local de prova, horários e demais informações de importância para quem for fazer a prova.

Mais informações no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Sobre o Enem

O Exame Nacional avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).