No próximo dia 23 de novembro, o primeiro filme da saga do bruxinho mais querido, criada pela J.K Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, completará 20 anos desde a primeira exibição nos cinemas brasileiros. Em comemoração à data especial, fãs poderão assistir mais uma vez essa aventura nas salas de todo o país.
Em Montes Claros, seis sessões foram anunciadas para este domingo (21), quando o longa-metragem será exibido na cidade e em todo o Brasil. A adesão, como esperada, foi imediata e os potterheads montes-clarenses esgotaram os ingressos em pouco tempo. Professor de Libras, Wanderson Marques conseguiu uma das últimas vagas, está feliz em rever a produção nas telonas e descreve como começou a paixão pela franquia.
“Lembro-me que alguém sugeriu para que eu assistisse e sempre falavam que era coisa de bruxaria. Aí, eu tinha esse medo. Um dia eu decidi assistir e estava bem na época do lançamento do último filme, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte Dois. Uma semana antes, eu comecei a assistir todos os filmes e fiquei louco para terminar. Em três dias, eu já tinha terminado todos os sete filmes”, contou.
Em seguida, Wanderson correu para o shopping da cidade a fim de acompanhar a continuação da história, que já figurava em cartaz na época. Sem ingresso on-line e nem físico, ficou decepcionado e estabeleceu um voto. “Depois disso, eu fiz um compromisso que eu sempre queria assistir Harry Potter. Mas, existem cenas específicas que até hoje eu assisto, por exemplo, a morte de Dumbledore, momentos do trio, curiosidades e sigo vários canais sobre o assunto”, prosseguiu.
AMOR À PRIMEIRA VISTA
A estudante Jéssica Costa, por outro lado, garantiu o lugar no cinema de imediato e descreve que o relacionamento com o universo criado por J.K. foi amor à primeira vista. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi a primeira literatura da jovem, que aprendeu a ler ao ganhar um exemplar.
“Meu pai me presenteou com o livro, no meu aniversário, que parecia ser enorme pra mim, com apenas seis anos de idade. Eu o deixei um pouco de escanteio, porém, numa noite, uma emissora brasileira que eu passei a considerar potterhead, transmitiu o primeiro filme. Eu assisti e me apaixonei. No dia seguinte, eu comecei a ler o livro. Lembro-me como se fosse ontem, o filme passou numa sexta, no sábado já estava folheando apaixonada pela história, página por página”, revelou.
Segundo Jéssica, ao contrário do que muitos pensam, a paixão pela trama, não foi amor infantil, até hoje, ainda adulta, consigo compreender muito mais toda a história. Com a exibição neste domingo, diz que está ansiosa e emocionada, pois o primeiro da saga é o único que não havia visto no cinema.
“Mesmo tendo assistido todos os filmes, lido todos os livros, com meus personagens favoritos, falas decoradas, ainda me emociono, com a morte de alguns personagens, que me apeguei emocionalmente. Com os romances, mas, principalmente, os valores que podemos tirar, Harry Potter fala sobre honradez, fidelidade e amizade”, finalizou.
Confira a ordem cronológica:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010)
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)