Sindicato Rural de Montes Claros oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

Foto: Sociedade Rural / Divulgação

O Sindicato Rural de Montes Claros está oferecendo mais uma qualificação de Mapeamento de Propriedades, em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. O curso é pioneiro no Brasil, e permite um melhor entendimento das propriedades rurais em suas distribuições de áreas e de talhões. Na prática, o mapeamento geográfico vai dar as respostas certas aos produtores sobre quais áreas dão lucro ou prejuízo na propriedade. O início das aulas está previsto para o dia 8 de novembro.

Felipe Xavier Carvalho é analista técnico de Formação Profissional Rural do SENAR, e idealizador do curso, segundo ele, a tecnologia no meio rural é uma realidade mundial e, no Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não é diferente. “As informações georreferenciadas de uma propriedade especificadas em um mapa permitem o produtor ter um gerenciamento mais assertivo, como fazer uma compra de insumos pela área produtiva, descontando as estradas, drenos, árvores e etc. Isto já gera uma economia na hora da aquisição”, afirma.

Curso de uso e manutenção de tratores

Outro treinamento que será promovido nos próximos dias pela entidade é o de manutenção e uso de implementos: trator. Nele, os alunos aprendem a utilizar corretamente a máquina, bem como práticas indispensáveis para a manutenção correta dos tratores e o aumento da vida útil dos mesmos.

“O nosso Sistema vem trabalhando com muita intensidade para difundir informações e ensinar sobre as tecnologias”, afirma o presidente do Sindicato Rural, José Avelino Pereira Neto. De acordo com ele, além dos cursos e treinamentos presenciais, os produtores e trabalhadores rurais também podem aprender on-line.

Ainda de acordo com o presidente, neste ano, a novidade será o lançamento de uma série de vídeos com orientações sobre a utilização eficiente na operação e manuseio dos tratores agrícolas. No total são 19 vídeos de curta duração, que também abordam boas práticas para reduzir os impactos do uso da máquina e aumentar a capacidade operacional, reduzindo custos.

Foto: Sociedade Rural / Divulgação

 

Informações

Os trabalhadores e produtores rurais podem complementar o conhecimento e implementar novas práticas nas propriedades, aprender sobre os biomas, sustentabilidade e sobre as atividades do campo, inclusive sobre a gestão da empresa rural, clicando neste site aqui. Os cursos, presenciais ou on-line, são oferecidos gratuitamente.

Outras informações e inscrições pelos telefones: 38 3215-1058 e 99907-9520.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.