No período de 25 a 29 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a 1°Certificação de Cães da corporação em Belo Horizonte. A certificação visa avaliar os binômios (militar e cão) que após certificados, podem ser empregados nas operações de busca e salvamento, em todo o Estado.
Em Montes Claros a futura instalação do canil do 7º BBM, atualmente possui 06 cães em treinamento e teve 03 de seus binômios certificados.
Segundo o Corpo de Bombeiros durante a certificação passaram por de Busca Urbana (escombros e soterramento), Busca Rural, Busca por Resto Mortais (escombros, soterramento e rural), e Busca por Odor Específico (Mantrailing). As provas para certificação foram realizadas em Brumadinho e na Serra do Rola Moça na capital mineira. Além de realizar tais provas, os cães também realizaram testes de controle e obediência.
De acordo com os militares as provas de certificação de cães possuem o objetivo de manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios do CBMMG, uma vez que são testadas as habilidades e personalidade dos cães como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e salvamento.
A relevância dos cães de busca para as corporações militares foi copiosamente realçada na tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, quando os cães foram fundamentais para encontrar boa parte das vítimas que desapareceram nos rejeitos.
Os bombeiros destacaram que a partir de agora o Sargento Sérgio e a cadela Cory, o Cabo Souza e cadela Hannah e o Cabo Corrêa e o cão Zeus, binônios do canil do 7º BBM, estão prontos para atuar em busca urbana (escombros e soterramento) e busca rural.