IFNMG: processos seletivos 2022 ainda estão com vagas abertas

Seguem abertas até o dia 2 de dezembro as inscrições para o 1º Processo Seletivo 2022 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que vai selecionar estudantes para 2.224 vagas em cursos técnicos gratuitos, presenciais e a distância, em 13 cidades, para início no primeiro semestre letivo do próximo ano. O procedimento é feito pela internet, de forma gratuitaNão haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente.

Os cursos técnicos do IFNMG são de dois tipos. Os chamados cursos técnicos integrados são para quem quer fazer, ao mesmo tempo, no IFNMG, o curso técnico e os três anos do ensino médio. Há também os cursos técnicos ofertados pelo Instituto separadamente, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola ou para quem já concluiu o ensino médio. Nesses casos, os cursos técnicos são chamados, respectivamente, de concomitantes e subsequentes.

Cursos técnicos integrados ao ensino médio (Edital nº 139/2021) 

Quem quer disputar uma das vagas disponíveis para cursos técnicos ofertados de forma integrada com o ensino médio deve fazer a inscrição pelo formulário disponível no endereço https://concurso.fundacaocefetminas.org.br/site/processo_seletivo_detalhes.aspx?id=AA2532DC8B3C2F53. Na mesma página eletrônica, o(a) candidato(a) encontrará o Edital nº 139/2021, seus anexos e retificações, com todas as informações sobre o 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Esses cursos são ofertados nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo.

Os cursos técnicos integrados são todos presenciais. No entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial. Essa definição vai depender da situação da pandemia em cada município onde há oferta de cursos do IFNMG.

No momento da inscrição, é necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do (a) candidato (a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

Será necessário, também, anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexo II do edital) que comprove as notas ou os conceitos de disciplinas do 6º e 7º anos do ensino fundamental que serão usados para classificar os(as) candidatos(as), de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

Cursos técnicos concomitantes/subsequentes (Edital nº 138/2021) 

Os(as) estudantes que quiserem disputar uma das vagas para os cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio, presenciais e a distância, devem realizar a inscrição pelo formulário disponível em https://concurso.fundacaocefetminas.org.br/site/processo_seletivo_detalhes.aspx?id=50A926257E49129F. Nesse endereço eletrônico também é possível acessar o Edital nº 138/2021, seus anexos e retificações, com as regras do 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio e subsequentes ao ensino médio.

Os cursos presenciais serão ofertados nos Campi Almenara, Araçuaí, Januária, Montes Claros e Pirapora. No entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial. Essa definição vai depender da situação da pandemia em cada município.

As vagas para cursos na modalidade a distância são do Campus Diamantina, por meio dos polos de apoio presencial do Serro e de Itamarandiba, e do Cead, que fica em Montes Claros. Esses cursos preveem encontros presenciais para cumprir parte da carga horária de atividades, no entanto, a ocorrência desses momentos também vai depender da situação da pandemia.

No momento da inscrição, é necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

Será necessário anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexos II-A e II-B do edital) que comprove as notas ou os conceitos serão usados para classificar os(as) candidatos(as). Para os cursos concomitantes/subsequentes, serão usadas notas ou conceitos de disciplinas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e, no caso dos cursos ofertados apenas como subsequentes, serão consideradas notas ou conceitos de disciplinas do 1º ano do ensino médio. As disciplinas a serem consideradas mudam de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

Mais informações e dúvidas

Antes de se inscrever para o 1º Processo Seletivo 2022, é muito importante que o(a) candidato(a) conheça todas as regras da seleção, consultando o edital específico do tipo de curso que pretende fazer e seus anexos. Os dois editais estão disponíveis, inclusive nas versões em Libras, neste portal eletrônico e no site da Fundação CefetMinas (contratada pelo IFNMG para realizar o Processo Seletivo), pelos links que seguem:

– Edital nº 139/2021 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio
– Edital nº 138/2021 – Cursos técnicos concomitantes/subsequentes

Pela primeira vez, o IFNMG disponibiliza também a versão em Braille da íntegra dos dois editais. As cópias serão produzidas por demanda, por solicitação de candidatos(as) cegos(as). (Saiba como solicitar uma cópia do edital em Braille).

O canal para esclarecer dúvidas sobre o 1º Processo Seletivo 2022 é o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.