A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou uma série de peixamentos em rios e córregos da bacia hidrográfica do São Francisco em Minas Gerais. Nas ações que estão em andamento entre outubro e novembro, 184 mil alevinos das espécies nativas curimatã-pacu, matrinxã e pacamã deverão ser lançados na região. No primeiro semestre deste ano outros 132 mil alevinos foram soltos.
Entre os rios e córregos beneficiados por essa ação passam pelos municípios mineiros de Três Marias, Patos de Minas, São João da Lagoa, Esmeraldas, Nova Porteirinha, Janaúba, Piumhi, Iguatama, Perdigão, Passa Tempo e Montes Claros. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (MG).
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Montes Claros (MG), Marco Câmara, com essas ações a Companhia não só está promovendo a revitalização da bacia do São Francisco, como, também, a reintrodução de espécies consideradas ameaçadas de extinção, como é o caso da matrinxã.
“Também estamos promovendo a recomposição dos estoques pesqueiros de curimatã-pacu e pacamã, visando, além da variedade de espécies, a disponibilidade de proteína animal e o aumento da renda das famílias de pescadores e ribeirinhos”, afirma Câmara.