Crescem o número de fraudes contra clientes de bancos em 2021

O número de clientes que sofreram algum tipo de golpe envolvendo cartão de crédito, cresceu até 165% apenas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, as informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Pessoas, não antenadas a tecnologia, que possuem pouca intimidade com o funcionamento do sistema bancário e com a segurança digital, são a preferência dos criminosos.

Segundo a instituição, os golpes que mais aumentaram foram aqueles chamados de “engenharia social”, em que a vítima é manipulada e levada a fazer ações em benefício dos criminosos.

Ainda de acordo com a Febraban, o crescimento ocorre, provavelmente devido mais da metade das transações bancárias serem realizadas pelo celular. Em uma pesquisa foi constatado que os aplicativos para telefone móvel foram usados em 51% das transações em 2020. Em 2016, o percentual era de 28%. De acordo com a federação, a pandemia aumentou a importância desses aparelhos, que passaram a ser usados por pessoas que antes sequer tinham conta em banco.

Ação dos criminosos

Um dos crimes que mais tem sido usado pelos bandidos, é o chamado “golpe do falso funcionário”, este cresceu 62% no primeiro semestre deste ano. Nessa modalidade, o criminoso liga para a vítima e se faz passar por funcionário de uma instituição com a qual a pessoa tem relação. O golpista informa a vítima sobre supostos problemas de segurança, como a conta invadida ou clonada, para conseguir dados pessoais e financeiros. Durante a ligação, o criminoso pede ainda que a vítima digite a senha do cartão. Com essas informações, ele pode fazer retiradas de contas da vítima.

A orientação é que, os clientes devem sempre desconfiar de ofertas não solicitadas ou descontos muito acima do esperado, além de verificar com cuidado os endereços de e-mail e das páginas desse tipo de mensagem que, muitas vezes, tentam simular com troca de letras ou domínios do exterior as páginas oficiais dos bancos. Em casos de desconfiança, acione imediatamente a polícia.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.