Devido à tempestade que caiu em Montes Claros na última sexta-feira, 22, a Prefeitura decretou situação de emergência. A chuva, que veio acompanhada de ventos de 100 quilômetros por hora e granizo, danificou casas, ruas, esgotos – muita gente ficou desabrigada e ainda não deu tempo de consertar os danos causados pela tempestade.
O decreto foi expedido no diário oficial de segunda-feira, 25, e fala que choveu 40 milímetros em apenas uma hora. O relatório emitido pela Defesa Civil do município aponta que ainda não teve como arrumar a bagunça causada pela chuva, pois, os equipamentos e bens públicos que são necessários para ajudar à população estão em manutenção e por isso necessitam de recomposição urgente.
Com o decreto fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e entidades da administração pública municipal, com a utilização de recursos financeiros próprios do Município, para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, nas ações de resposta à emergência, reabilitação do cenário e reconstrução.