Minas Tênis Clube cede à pressão e anuncia saída do central Maurício Souza

O Minas Tênis Clube anunciou, na tarde desta quarta-feira (27), o desligamento do central Maurício Souza após declarações consideradas homofóbicas em suas nas redes sociais. A forte pressão popular e dos patrocinadores culminou na demissão do atleta. O comunicado foi publicado nos canais de comunicação do time.

Maurício  protagonizou uma polêmica no vôlei nacional nos últimos dias ao criticar o novo Super-Homem, personagem da DC Comics, que será bissexual nos quadrinhos. “Ah, é só um desenho, não é nada demais… Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, publicou o central, no dia 12 de outubro, data em que se comemora.

Nessa terça-feira (26), o Minas havia informado que o atleta teria sido afastado, multado após as postagens e orientado a fazer uma retratação. “O presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago, se reuniu com o atleta Maurício Souza esta tarde e lhe informou sobre o seu afastamento por tempo indeterminado do Fiat/Gerdau/Minas”, diz o texto. Mas, na tarde desta quarta, foi comunicado oficialmente o desligamento do jogador.

Na data de ontem, o time da capital publicou uma nota dizendo que “reforça que não aceita e não aceitará manifestações intolerantes, racistas, preconceituosas e homofóbicas, e que intensificará campanhas internas em prol da diversidade, respeito e união, por serem causas importantes e alinhadas com os valores institucionais”.

Antes, a Fiat, patrocinadora máster, emitiu nota oficial que cobrava um posicionamento do clube. No texto, foram cobradas ‘medidas cabíveis’ por parte do MTC. A Gerdau também se pronunciou dizendo dentre as políticas da empresa está o combater à homofobia.

Em sua conta no Twitter,  Maurício publicou a retratação e pediu desculpas sobre o ocorrido, e disse que não foi a intenção ofender ou desrespeitar.

PORTAS FECHADAS NA SELEÇÃO

Maurício é um nome presente na lista de convocações da Seleção Brasileira de vôlei nos últimos anos. O atleta voltou ao Minas nesta temporada Mineiro de Iturama, ele já defendeu a equipe minastenista na temporada 2012/2013. Souza este nos Jogos Olímpicos de Tóquio e titular da amarelinha. Nas Olímpiadas, a seleção foi eliminada nas semifinais e perdeu a disputa de bronze para a Argentina. Anteriormente, na Itália, o central havia sido eleito o melhor bloqueador da Liga das Nações conquistada pelo Brasil.

Porém, Renan Dal Zotto falou sobre o assunto e fechou as portas para o atleta. “É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. E se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos”, declarou.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.