Cemig informa sobre o restabelecimento de energia em Montes Claros, após temporal

A Cemig informa que suas equipes continuam atuando, neste sábado, dia 23/10, para o restabelecimento de energia dos consumidores de Montes Claros afetados pela tempestade que atingiu o município no final da tarde de ontem, dia 22/10. A tempestade foi acompanhada de ventanias de até 100 km/h com registro de queda de granizo em alguns pontos da cidade. O volume de chuva atingiu cerca de 40 mm entre o final da tarde e o início da noite de sexta-feira.

Devido à excepcionalidade dos fenômenos meteorológicos que atingiram Montes Claros e ao grande número de objetos lançados sobre a rede elétrica, houve inúmeros danos ao sistema, com o rompimento de cabos e queda de estruturas. Devido à severidade dos eventos, a Cemig agiu prontamente, desde a tarde de sexta-feira, com a mobilização de equipes especializadas no atendimento de serviços de maior complexidade, no sentido de eliminar as situações de risco de choque elétrico para evitar acidentes com a população, e de restabelecer os maiores blocos de clientes afetados para a normalização mais rápida do serviço. No início da noite, poucas horas após a tempestade, muitos bairros já tinham tido o fornecimento de energia normalizados e, até o momento, cerca de 70% dos clientes afetados já tiveram o seu fornecimento de energia elétrica normalizado.
Os serviços necessários para o restabelecimento dos clientes continuaram durante a noite e a madrugada de sexta-feira e, neste sábado, todo o contingente de equipes da regional Montes Claros, com o reforço dos eletricistas das regionais de Curvelo, Pirapora, Janaúba e Januária, está empenhado no restabelecimento de todos os clientes afetados pela tempestade no menor tempo possível.
Alerta
Em casos de riscos ou de acidentes envolvendo a rede elétrica, a recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.
Uma das ocorrências mais comuns durante tempestades intensas é o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica, ou quando objetos são lançados em direção aos cabos, em função da força dos ventos, provocando o seu rompimento. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também.

Se uma árvore cair na frente de alguma residência, recomenda-se ainda nunca tentar retirá-la ou cortá-la, e chamar o Corpo de Bombeiros para a retirada da vegetação caída. É preciso atenção também porque, em muitos casos, no meio da árvore ao solo, pode haver um cabo partido da rede elétrica energizado e escondido no meio dos galhos e, ao tentar fazer a retirada, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras.

 

[Com informações da Cemig]