A forte tempestade com a presença de granizo que atingiu Montes Claros na tarde da última sexta-feira, 22, por volta das 16h, ocasionou danos materiais em diversos pontos da cidade. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a chuva provocou quedas de árvores, destelhamento de casas, desabamento de estruturas, placas, outdoors, além de alagamento de várias residências, veículos pequenos também foram arrastados e pessoas ilhadas. Em razão da ruptura de cabos da rede elétrica, muitos bairros ficaram sem energia até a manhã deste sábado, 23.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE) foi um dos locais que foi extremamente prejudicado com a tempestade. Diego Cardoso é funcionário da instituição e presenciou toda ação, ele relata que todos ficaram assustados com a intensidade e rapidez que tudo aconteceu.
“Quando a chuva iniciou foi um barulho muito forte e a gente ainda não tinha noção que ela estava acompanhada com granizo. Estávamos no andar de cima e a ventania foi tão intensa que danificou a estrutura do forro de PVC que logo se soltou e começou a balançar como se fosse um papel, neste momento ficamos todos com muito medo. Rapidamente descemos para parte de baixo e vimos que tudo estava alagado, toda nossa escola foi danificada, telhado caiu e quebrou toda a estrutura. O prejuízo foi tão grande que perdemos computadores, CPU’s, notebook’s, tudo ficou molhado, perdemos documentos, toda uma história, uma vida. Foi tudo muito triste”, desabafa.
Marcelo Niza, é farmacêutico de uma drogaria na região central da cidade e registrou o momento da porta do estabelecimento.
“Eu fiquei muito assustado! Nunca em Montes Claros eu havia acompanhado algo semelhante. A principio fiquei bastante preocupado com os danos que poderia causar aqui na farmácia. A chuva estava tão forte que a água subia pela calçada com muita intensidade, alagou bastante, nem os bueiros deram conta, parecia uma lagoa”, afirma.
Regina Santos é moradora do bairro Alto São João e conta que passou próximo a instituição Senai momentos após uma árvore cair em cima de um veículo estacionado. “Foi um susto enorme eu passei de ônibus e de longe foi possível ver a árvore caída em cima do carro, com certeza foi um impacto muito grande”, diz.
Outro local prejudicado com as fortes chuvas foi o ginásio Poliesportivo Tancredo Neves que teve a estrutura danificada, com telhado arrancado e pane em toda a parte elétrica.. Neste sábado, 23, o público esperava prestigiar o Montes Claros América Vôlei em sua estreia na Superliga contra o Brasília Vôlei, infelizmente o confronto teve que ser cancelado.
Em nota oficial emitida pelo Moc América, o clube informa que “A situação do ginásio, neste momento, oferece risco à população que mora no entorno do local, apresentando iminência de telhas se soltarem e atingirem os moradores, principalmente alunos da escola municipal vizinha ao ginásio. Assim, em comum acordo, os times e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) optaram pelo adiamento da partida, com uma nova data para o confronto divulgada em um momento oportuno. Por fim, aguardamos o posicionamento do Município quanto aos reparos necessários na estrutura”, finaliza.
Os militares informaram que durante o pico da chuva, foi montada uma operação por parte do Corpo de Bombeiros do Sistema de Comando de Operações ( SCO) com a participação da Prefeitura municipal , Defesa Civil, CEMIG e MCTRANS para melhor gerenciamento das ocorrências e resposta de maior prioridade para o restabelecimento da situação de normalidade.
O aparelho que mede a velocidade do vento (anemômetro) do Aeroporto Mário Ribeiro marcou ontem, rajadas que chegaram a 101km/h. A previsão para o fim de semana dos montes-clarenses, é de sol e aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva à tarde e pela noite o tempo fica aberto. As informações são do site Climatempo.
Já o boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais alerta a população que o tempo permanece instável e com pancadas de chuva na faixa Norte de Minas Gerais.
OCORRÊNCIAS REGISTRADAS
O Corpo de Bombeiros recebeu 52 chamados para atendimento de ocorrências diversas relacionadas diretamente às chuvas nos bairros: Centro, Alto da Boa Vista, Santa Cecília, Vila Anália, Todos os Santos, Santo Antônio, Vila Sion, Santo Inácio, Alterosa, Edgar Pereira, São Judas Tadeu, Alice Maia, Vila Exposição, Tancredo Neves, JK, Planalto, Independência, Recanto das Águas, Maria Cândida, Cintra, Jardim São Luís, Renascença, São Geraldo, Vilage do Lago, Nossa Senhora das Graças, Tancredo Neves, Morada do Sol, Vila Tupã, Santa Lúcia e Delfino Magalhães, num total de 30 bairros. A guarnição ressaltou que não houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojados, e nem de vítimas fatais ou feridas.
Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros continuou atendendo as ocorrências e permanece com mais guarnições de Bombeiros empenhadas juntamente com as equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Cemig, até o restabelecimento total da normalidade.
BALANÇO ATÉ 01H DA MANHÃ DE HOJE
– Queda de árvores: 33
– Risco de desabamento / desmoronamento: 05
– Inundação: 05
– Salvamento de pessoa em inundação: 01
– Perigo de eletrocussão: 08