A Polícia Militar (PM), nessa quinta-feira, 21, por volta das 21h00min, recebeu informações que teria ocorrido um acidente de trânsito com vítima causado por um caminhão carregado com ferragens. Segundo informações dos militares, o condutor do caminhão estaria embriagado e teria evadido pela Av. Edilson Brandão Guimarães praticando direção perigosa. A PM disse ainda que recebeu outras informações relatando que o citado caminhão teria se envolvido em mais acidentes ocorridos em outros logradouros da cidade, diante das informações as equipes do turno iniciaram o cerco e bloqueio para tentarem abordar o veículo.
Testemunhas informaram aos policiais que o veículo teria deslocado sentido Montes Claros, em alta velocidade e deixando cair sobre a pista de rolamento várias peças de metalon. Durante o rastreamento pela rodovia, próximo à entrada para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o veículo foi visualizado em alta velocidade, invadindo a contramão de direção por diversas vezes (fazendo movimento de zig-zag na pista), colocando em risco iminente de morte todos os usuários da via.
De acordo com a PM foi acionado giroflex e sirene da viatura, para que pudesse ser feita uma abordagem de forma segura. Esta ação policial foi ignorada pelo condutor, o qual permaneceu em alta velocidade e em direção perigosa, diante disso foi necessária, por parte dos militares, a realização de disparos de arma de fogo contra os pneus do caminhão. Mesmo com os disparos e os pneus aparentemente esvaziados, o caminhão não parou, e seguiu colocando em risco de morte os usuários da via, em dado momento, após o km 185 da rodovia, após invadir a contramão de direção, o caminhão veio a colidir com um veículo Gol, que deslocava sentido contrário.
Com a colisão, o veículo gol, foi arremessado para fora da pista, capotando por mais de uma vez. O caminhão, que também saiu para as margens da pista, ainda se deslocou por cerca de 200 metros parando mais à frente. O condutor do caminhão foi abordado, preso e algemado. Nesse momento foi notado que o condutor se encontrava visivelmente embriagado.
O caminhão foi removido ao pátio. O Gol teve danos generalizados, e o condutor, homem de 36 anos, e as passageiras, uma mulher de 32 anos e uma menor de 12 anos, foi socorrida ao hospital Regional de Janaúba. Todas as vítimas e o autor foram atendidos no Hospital Regional de Janaúba. O homem de 73 anos foi preso e entregue na DP com seus direitos individuais preservados.