Prazo de inscrição para o Minicurso CapoHerança termina hoje; veja como participar

Termina hoje, 17 de outubro, o prazo para inscrição do Minicurso “CapoHerança: a construção do pertencimento ao patrimônio cultural e o desenvolvimento das inteligências múltiplas na primeira infância”. Em Montes Claros as aulas ocorrem no próximo sábado, 23 e domingo, 24.
O minicurso será realizado de forma totalmente gratuita e atenderá até 50 inscritos. A iniciativa é destinada aos (as) capoeiristas moradores de uma destas regiões: Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni e Varginha. Cada cidade intermediaria terá sua inscrição realizada separadamente e divulgada de acordo com as datas e cronogramas pré-estabelecidos com as Secretárias de Cultura, Fundações e Instituições Culturais parceiras
Segundo o organizador e atual Conselheiro de Política Cultural do Estado de Minas Gerias – CONSEC-MG, Presidente e coordenador do Instituto Cultural Minas Bahia de Capoeira, Alanson M. T. Gonçalves, o objetivo do evento é ser uma troca de experiências entre capoeiristas de cinco regiões do Estado de Minas gerais.
“Eu iniciei na capoeira em 1992, tenho 29 anos de prática, entretanto, trabalho com a primeira infância, de 2 a 3 anos, desde 2003 para 2004, já há 18 anos de trabalho. Com o passar dos anos, eu comecei a perceber a necessidade de troca de experiência, principalmente no interior de Minas, vi que faltava esse conhecimento enquanto patrimônio cultural. Nesta fase infantil, a capoeira proporciona o desenvolvimento das inteligências múltiplas e a capoeira tem todos os elementos para poder fortalecer isso, vamos explorar esse cunho pedagógico, sistemático para o processo de ensino e aprendizagem da capoeira com crianças”, diz.
Ainda de acordo com Alanson, durante as aulas serão trabalhado com as crianças, serão aplicadas a corporeidade, musicalidade, ritualidade e a ancestralidade, quatro pilares que fundamentam a prática esportiva.
O organizador lembrou ainda que, o minicurso seguirá os devidos protocolos de segurança estabelecidos pelas secretarias municipais de saúde, em decorrência da pandemia da COVID-19, para realização de um evento seguro.
INSCRIÇÕES:
As incrições são voltadas para pessoas que ministrem aulas de capoeira ou que pretendem trabalhar com crianças de 3 à 5 anos de idade.
Caso ocorra um número de inscritos acima do número de vagas, acontecerá a seleção a partir dos critérios que se seguem: número da inscrição; se ministra aulas de capoeira para crianças; idade e tempo de capoeira (priorizando os mais velhos e com mais tempo de pratica de capoeira).

As cidades que compreendem a Região Intermediaria de Montes Claros podem se inscrever (clique aqui) para o minicurso CapoHerança.

 

PROGRAMAÇÃO:

Durante o dia 23, das 8:30 às 9h, acontece a apresentação dos participantes e divisão dos grupos de trabalho.

9h às 12h: Parte teórica; diálogos sobre a Capoeira enquanto Patrimônio Cultural, crianças e infâncias, e o Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.

12h às 14h: Intervalo para almoço

14 às 18: Atividades práticas, atividades em grupo, diálogos sobre metodologia e didáticas de ensinos voltadas para a primeira infância.

Domingo dia 24, de 8:30 às 12h, terá as atividades práticas, atividades em grupo, diálogos sobre metodologia e didáticas de ensinos voltadas para a primeira infância, apresentação dos grupos e encerramento do minicurso.

 

Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Praça Dr. Chaves, 32 – Centro, Montes Claros – MG, 39400-005.

 

Informações:(31) 9937-1235 – WhatsApp

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.